Residência do antigo pan-africanista Amilcar Cabral transformada em casa de cultura
A antiga residência do pan-africanista Amical Cabrar, localizada no bairro da Açucareira, em Caxito, província do Bengo, será transformada em casa de cultura, com a finalidade de expor a tragetória do pan-africanista, que deu o seu contributo para a liberdade dos povos da Guine-Bissau, Cabo Verde e dos africanos.
Por Marina do Rosário
O anúncio do reconhecimento em memória do pan-africanista foi feito à imprensa, pelo vice-governador do Bengo para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Edson Cruz, na cerimónia de abertura oficial dos festejos do centenário de Amílcar Cabral, que se assinalam a 2 de setembro do ano em curso.
O cidadão Jorge Semedo, que agora detém o imóvel, está disposto a repará-lo dentro das suas possibilidades, para o transformar em Casa Cultural, mas quer contar com a ajuda das embaixadas da Guiné-Bissau e de Cabo Verde em Angola.
“De igual modo, com o apoio do governo angolano para efectuar algumas benfeitorias, porque o mesmo quer montar na sala maior uma exposição sobre a vida e obra de Amílcar Cabral”, disse o vice-governador.
Edson Cruz sublinhou que com a antiga residência de Amílcar Cabral a ser transformada em Casa de Cultura, entra para a rota do turismo e tirar partido deste pormenor para acesso às pessoas interessadas em estudar a história do pan-africanista, no local onde durante muito tempo viveu e trabalhou.