Luanda acolhe Reunião Ministerial para negociação do césar-fogo no Leste da RDC

0

O Presidente da República vai, nesta terça-feira, 20 de agosto, em Luanda, presidir a Reunião Ministerial para a discussão e negociação da proposta de acordo de paz, a ser assinado na presença dos
Chefes de Estado da RDC, Ruanda e de Angola.


Por Kamaluvidi Baltazar

Esta garantia foi dada quando João Lourenço discursava na Cimeira da Troika do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC.

Na conversa que manteve com os Chefes de Estado dos dois países, João Lourenço afirmou que foi possível perceber a vontade política dos mesmos na resolução do conflito pela via negocial, facto que levou a ser agendada esta reunião.

Ao partilhar o ponto de situação referente às acções desenvolvidas no âmbito dos esforços de pacificação do Leste da República Democrática do Congo, o Chefe de Estado angolano avançou que na segunda Reunião Ministerial entre a RDC e o Ruanda, que teve lugar a 30 de julho de 2024, em Luanda, ambas as partes concordaram com a entrada em vigor de um cessar-fogo, isto é, a 04 de agosto do presente ano.

Foi igualmente, como fez saber João Lourenço, estabelecido um acordo sobre a necessidade imperiosa de ser implementado o Plano de Neutralização das FDLR, o Desengajamento das Forças e o reforço do Mecanismo de Verificação Ad-hoc com a integração de peritos de
Inteligência dos três países e a possibilidade de se associarem outros intervenientes.

Ao findar do seu discurso, o presidente angolano acredita que este espírito de unidade se manterá inalterável, por forma a que se consiga criar as condições necessárias para se cuidar das tarefas do progresso, do desenvolvimento e da criação do bem-estar para as populações.

“Continuaremos a contar com o vosso apoio e com a mesma vontade e disponibilidade de sempre, para nos ajudarem nos esforços que envidamos no sentido de contribuir para o restabelecimento da paz definitiva no Leste da RDC”, exortou.

De realçar que, nesta Cimeira estiveram presentes Samia Suluhu Hassan, Presidente da República Unida da Tanzânia, Nangolo Mbumba, Presidente da República da Namíbia, Elias Magosi, Secretário Executivo da SADC, e Monwabisi Dyakopu, Comandante das Forças da
Missão da SADC na República Democrática do Congo (SAMIDRC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »