Inspector-Geral exige rigor na gestão pública e lança aviso aos novos dirigentes

0

O Inspector-Geral da Administração do Estado (IGAE), João Manuel Francisco “João Pinto”, apelou aos novos directores e delegados provinciais para cumprirem com rigor os princípios e normas da gestão pública, sublinhando a necessidade de uma rápida resposta às demandas dos cidadãos. A exigência foi feita durante a cerimónia de tomada de posse dos novos responsáveis, que decorreu esta sexta-feira, em Luanda.


João Manuel Francisco “João Pinto”, Inspector-Geral da Administração do Estado (IGAE), deixou um recado claro e directo aos novos directores e delegados provinciais durante a cerimónia de tomada de posse realizada esta sexta-feira, na sede da instituição, em Luanda. O responsável exigiu o estrito cumprimento dos princípios e normas que regem a gestão pública, destacando que a missão principal destes dirigentes é a resolução eficiente dos problemas dos cidadãos.

“A nossa função é servir os cidadãos, e para isso é fundamental que todos cumpram as normas da administração pública. A solução rápida dos problemas que afetam a população deve ser a prioridade de cada um de vós”, afirmou João Pinto.

O apelo do Inspector-Geral estendeu-se também aos cidadãos, incentivando-os a apresentarem denúncias fundamentadas sempre que se depararem com obstáculos no atendimento público ou tentativas de abuso de poder por parte dos funcionários do Estado. “Denunciem, sempre que notarem excesso de zelo ou impedimentos por parte dos servidores públicos”, reforçou.

Durante o evento, João Pinto esclareceu que as recentes nomeações e exonerações nas delegações provinciais da IGAE resultaram de visitas técnicas de auscultação, realizadas com o objetivo de melhorar o controlo interno administrativo. A remodelação, segundo o inspector-geral, tem como objetivo dinamizar o trabalho das equipas nas diversas províncias.

“A transferência de um dirigente para outra direcção é um processo normal e faz parte do cumprimento do princípio da legalidade. É fundamental que os delegados que cessaram funções façam a devida passagem de pastas, sem alimentar intrigas ou minimizar o trabalho dos colegas”, aconselhou João Pinto.

Durante a cerimónia, foram empossados novos directores e delegados para várias províncias do país. Entre eles, destacam-se Péricles do Espírito Santo para o Bengo, José Cangombe para Benguela, e José Amândio para Cabinda. No Cuando Cubango, Cuanza-Norte e Cuanza-Sul, assumiram Frederico Jambalina, José Pereira, e Nzinga Costa do Céu, respetivamente.

As mudanças estenderam-se também às províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Malanje, onde Marcolino Ferro, José Silva Santos e Luísa Bongo António tomaram posse como inspectores-directores e delegados provinciais. Rui Pedro foi empossado no Moxico.

No mesmo acto, Célio Alberto foi nomeado director da Direcção de Inspecção, Fiscalização, Sindicância e Averiguações da IGAE, enquanto Petruska Ribeiro assumiu a Direcção de Denúncias, Queixas e Reclamações. Cesário Finda foi designado para liderar o Gabinete das Tecnologias de Informação e Comunicação Institucional, e Arlindo Almada assumiu o cargo de consultor do inspector-geral.

Foram ainda empossados os novos inspectores-chefes de 1ª classe: Maria Rodrigues, Júlia Fernandes, Lino Paim, Nilza Sardinha, Yuri António, Narcisa Muriano e Leonídio Hihalwa. João Pinto concluiu o acto reiterando a importância da ética e da transparência na gestão pública, pilares que considera essenciais para a construção de uma administração mais eficiente e próxima dos cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »