VISITA DE ESTADO: Madagáscar sela acordos de cooperação promissores com Angola
No dia seguinte à sua chegada a Luanda, capital de Angola, o dia da visita de Estado do Presidente Andry RAJOELINA a este país de língua portuguesa foi rico em acontecimentos.
O primeiro destaque do dia foi a visita ao “Memorial António Agostinho Neto” onde repousam os restos mortais do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto. Um monumento emblemático que relembra toda a história deste primeiro Chefe de Estado angolano e a sua luta pela independência do seu país.
Depois desta vibrante homenagem, a delegação liderada pelo Chefe de Estado malgaxe dirigiu-se ao Palácio Presidencial onde foi recebida pelo Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço. O Presidente angolano deu as boas-vindas dignas desta visita de Estado do Presidente Andry RAJOELINA que recebeu todas as honras do seu anfitrião. Assim, vinte e um tiros de canhão precederam o canto dos hinos nacionais dos dois países. Os dois presidentes posteriormente revisaram as tropas antes de entrarem no Palácio para uma reunião privada. No final deste tête-à-tête que durou quase meia hora, os dois Chefes de Estado juntaram-se aos membros da delegação para uma reunião bilateral alargada. Durante a série de discursos, o Presidente malgaxe e o seu homólogo angolano reiteraram o desejo de reforçar os laços de cooperação entre Madagáscar e Angola.
Desde o início, o Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, manifestou o desejo de “desenvolver intercâmbios frutíferos e procurar formas de maior dinamismo da cooperação”. Recordou a sua recente estadia em Madagáscar durante a tomada de posse do Presidente Andry RAJOELINA em Dezembro de 2023, que foi significativa para relançar este impulso de cooperação. A nível histórico, falou também da solidariedade de Madagáscar com Angola durante a luta pela independência e pela abolição do Apartheid.Tendo em vista uma cooperação duradoura, enfatizou a necessidade de criar todas as condições para a criação de uma comissão bilateral.
Nas perspectivas de cooperação, o Presidente angolano citou as áreas da mineração e do petróleo em que Angola está disposta a trazer a sua expertise para a grande ilha ao mesmo tempo que anunciou a abertura do seu país para alargar a cooperação a outras áreas como a agricultura e o turismo. Na qualidade de actual presidente da SADC, o Presidente angolano fez um breve panorama da situação de segurança no continente africano que merece especial atenção.
Por seu lado, o Presidente Andry RAJOELINA declarou que “Madagáscar sempre esteve ao lado de Angola, e da mesma forma Angola sempre esteve ao lado de Madagáscar. Hoje, estamos escrevendo uma nova página da história.” Disse estar honrado com o convite do seu homólogo angolano para esta visita de Estado, que é a primeira de um líder malgaxe. E acrescentar que “os intercâmbios que conseguimos realizar permitiram traçar um novo caminho na nossa cooperação”. Uma forma de sublinhar que esta visita de Estado foi particularmente fecunda.
Além disso, à reunião bilateral seguiu-se a assinatura de vários acordos entre os dois países: o acordo – quadro geral de cooperação entre o governo da República de Angola e a República de Madagáscar, o memorando de entendimento sobre consultas políticas, o acordo relativo à isenção de vistos para titulares de passaportes diplomáticos e de serviço, o acordo que estabelece uma comissão bilateral entre os dois governos.
Além destes acordos, existem três protocolos sectoriais de acordo sobre o desenvolvimento do sector mineiro, cooperação para o desenvolvimento do sector energético, bem como sobre o desenvolvimento do sector petrolífero..
Outro destaque desta visita de Estado do Presidente Andry RAJOELINA a Angola foi também a visita ao Parlamento Angolano em Luanda. O Chefe de Estado malgaxe foi homenageado e recebeu solenemente as boas-vindas dos deputados da Assembleia Nacional da República de Angola.
É também a primeira vez durante as suas viagens que o Presidente é convidado a falar na tribuna de um Parlamento tão prestigiado, que tem 220 membros eleitos. Durante a série de discursos, a Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira destacou o objectivo comum de desenvolvimento regional que liga Madagáscar a Angola.
Por seu lado, o Presidente Andry RAJOELINA lembrou que em 1975, Madagáscar foi um dos primeiros países a reconhecer o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) que tem maioria no Parlamento angolano. “Esta solidariedade histórica é a base sobre a qual podemos construir um futuro comum”, disse ele. O Chefe de Estado malgaxe já destacou o futuro cheio de promessas na cooperação entre os dois países, de acordo com os valores do pan-africanismo e da cooperação Sul-Sul que, segundo ele, são “a chave do sucesso”.
A delegação presidencial encerrou esta viagem oficial ao território angolano com uma visita à maior refinaria de Luanda, que é gerida pela petrolífera SONANGOL. Uma visita que permitirá ao lado malgaxe inspirar-se na experiência angolana na exploração petrolífera.