BENTO KANGAMBA: Um homem rico que se adaptou bajular todos
O dono de várias minas de exploração de diamantes no leste de Angola, Bento Kangamba, é até aqui o misterioso milionário angolano que, mesmo com fundos não perde dias sem exaltar o Presidente do MPLA e da República, João Lourenço deixando para trás as lamentações de milhares de cidadãos angolanos que clamam pelo socorro do executivo.
Para este político, o melhor é o que ele tem e a defesa pelo seu líder deve estar acima de todos os interesses ignorando o clamor do povo. Bento Kangamba, é o exemplo da frase “um sem cérebro mas com dinheiro na conta” o que leva a entender que tudo que tem ou faz é resultante dos favores do MPLA, por estas e outras razões prefere se tornar um rico bajú, diferente de vários outros empresários, em alguns casos, com mais dinheiro.
Com o abjectivo de assegurar a relação com Avelina dos Santos, Bento Kangamba várias vezes teceu críticas ao regime, foi desativado das suas funções em Luanda para trabalhar no anonimato na campanha do MPLA. O empresário foi apontado há três anos de criar ameaça para abandonar o seu partido, mas foi travado pelo seu tio, João Ernesto Liberdade, Ministro da Defesa Nacional em Angola.
O homem que se adaptou bajular, para atender os interesses do novo líder do partido e do governo, decidiu se divorciar com a filha do irmão de José Eduardo dos Santos, Avelina dos Santos, razões que o levaram a mudar os seus argumentos.