BENGO: Munícipes questionam intervenção da Maria Nelumba nos problemas sociais

0

Os cidadãos ouvidos pela nossa reportagem questionam a intervenção da governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, na resolução dos principais problemas sociais que ´apoquenta´ os munícipes que residem naquela parcela do território nacional.


Por Redacção do Factos Diários

Problemas como falta de água, poucas escolas no interior dos bairros, iluminação pública, número inferior de agências de bancos comerciais, índice elevado de desemprego na franja juvenil, mau estado da via que liga Desvio da Barra ao Hospital Geral da Barra do Dande, e outas preocupações que tiram o sossego dos munícipes.

A paralisação de algumas obras em Caxito, como a reabilitação de estradas, é apontada também como um dos problemas, pelo o facto de, até o momento, ainda não estarem concluídas para beneficiar a comunidade local e reduzir as dificuldades no trânsito.

Em relação a falta de água, uma boa parte dos cidadãos afirma comprar o liquido precioso que é comercializado nas cisternas, por não se fazer sentir os efeitos do sistema de fornecimento domiciliar de água potável, sem falar das zonas que também carecem de energia da Rede Pública.

No que toca a iluminação pública, os munícipes destacaram a EN-100, que tem criado ´enormes´ dificuldades aos automobilistas que circulam no período da noite, acrescentando que esta é uma das causas dos constantes acidentes rodoviários, inclusive atropelamentos de peões que são obrigados a atravessar de forma arriscada por falta de iluminação e passagem aérea.

Alguns cidadãos chegaram a recordar os tempos da governação anterior, considerando haver sinais de melhorias dos problemas sociais, com a ex-governadora, Mara Baptista Quiosa, no comando.

A construção de mais escolas também está na lista das inquietações, visto que ainda é visível um número considerável de crianças fora do sistema de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »