CUNENE: Hospital Geral de Ondjiva ganha serviço de hemodiálise para benediciar pacientes com insuficiência renal
Foi implementado, ontem, quarta-feira, o serviço de hemodoálise no Hospital Geral de Ondjiva, na província do Cunene que, doravante, vai beneficiar os pacientes com insuficiência renal que, por falta deste serviço, viam-se obrigados a se deslocar em outras provícnias em busca de tratamento.
Por Marina do Rosário
O acto da implementação do importante serviço naquela unidade hospitalar foi testemunhado pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, e a governadora provincial do Cunene, Gerdina Didalelwa.
A directora do Gabinete Provincial da Saúde no Cunene adiantou ser um grande ganho para a província, uma vez que os doentes eram obrigados a deixar as suas famílias.
Durante a visita, a ministra e a governadora provincial aproveitaram o momento para conversar com os primeiros pacientes que foram beneficiários dos serviços de hemodiálise, onde muitos deles mostraram-se satisfeitos pela implementação dos serviços e enalteceram a iniciativa do Executivo.
Georgina Didalelwa afirmou que os serviços de hemodiálise poderá fortalecer o sistema de saúde na província, pois, a garantia da saúde é um pilar essencial para o desenvolvimento socioeconómico de um país, como considerou.
Segundo a nota que tivemos acesso, antes deste serviço os pacientes eram obrigados a deslocarem-se da província do Cunene para outras províncias vizinhas, como à Huíla ou até mesmo, em alguns casos, á República da Namíbia para verem os seus problemas de saúde resolvidos.