JLO Compara novos governadores a bombeiros na missão de salvar Cuanza Sul e Huambo

0

Na manhã desta terça-feira, o Presidente da República, João Lourenço, presidiu a cerimónia de tomada de posse de novos membros do executivo, onde foram nomeados uma Ministra de Estado, uma ministra e cinco governadores. Entre os empossados destacam-se Mara Quiosa, nova governadora do Cuanza Sul, e Alfredo Pereira, novo governador do Huambo, que, segundo JLO, têm uma missão comparável à dos bombeiros.


REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS

“Realizamos esta cerimónia de tomada de posse em que, para além de uma Ministra de Estado, de uma ministra e de cinco governadores, tomam posse outras entidades a outros níveis”, começou por dizer o Presidente, destacando o critério de mérito nas nomeações. “Ao nomearmos os empossados hoje, procurámos premiar o mérito”, frisou.

A nova governadora do Cuanza Sul, Mara Quiosa, vem de Cabinda, enquanto Alfredo Pereira, o novo governador do Huambo, foi transferido do Bié. JLO justificou estas movimentações com uma metáfora inusitada: “As pessoas, às vezes, se interrogam: ‘mas, então, se estavam a fazer bom trabalho, porque é que saem?’ E eu, meio a brincar, digo que saem para desempenharem a função de bombeiro.”

Esta analogia ressalta a confiança do Presidente na capacidade dos novos governadores em replicar os bons resultados obtidos nas suas anteriores posições. “Se fizeram bom trabalho onde estavam, o que esperamos é que venham a fazer igual ou melhor nas províncias para onde foram indicados agora”, afirmou JLO.

Além de destacar os novos governadores, o Presidente também mencionou a importância de exonerar pessoas para assumirem novas funções, apontando para a mobilidade como uma estratégia de valorização de bons desempenhos. “É muito bom quando somos exonerados porque precisamos da pessoa exonerada para outras funções”, acrescentou.

JLO finalizou o evento com votos de sucesso aos novos empossados e anunciou um encontro subsequente com os cinco novos governadores, marcando um raro evento de posse conjunta. “Na esperança de que voltaremos a estar juntos dentro de dias na cidade de Ondjiva, na reunião de Governação Local”, concluiu.

Este novo alinhamento no executivo, particularmente nas províncias do Cuanza Sul e Huambo, é visto como uma medida estratégica para reforçar a governação local e assegurar que os desafios regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »