SERVIDOR PÚBLICO CLAMA POR INTERVENÇÃO: Unidade hospitalar da Quibala carece de especialistas
O administrador Normando Ferraz informou, no passado sábado, que o Hospital Municipal da Quibala, na provincial do Cuanza-Sul, precisa de médicos especialistas para atender, sobretudo, em áreas de cirurgia, obstetrícia e ortopedia da mesma humidade hospitalar.
Por Marina do Rosário
Atendendo a dificuldade de longas distâncias para outras unidades, o administrador do município da Quibala, Normando Ferraz, referiu que o aumento de profissionais especializados nas referidas áreas, será para permitir dar maior respostas aos utentes que procuram a unidade sanitária.
“Muitos pacientes têm de percorrer longas distâncias, devido à ausência de determinados serviços na unidade sanitária. É um quadro que precisa se reverter o mais rápido possível”, disse.
Actualmente, o hospital conta com 79 funcionários, destes, três médicos nacionais e igual número de expatriados, 60 enfermeiros e 13 funcionários administrativos.
O administrador do hospital realçou que, em média, são atendidos mais de dois mil pacientes por mês e dada a localização geográfica da sede municipal da Quibala, os técnicos de saúde recebem pacientes dos municípios do Libolo e Mussende.
Entre as patologias mais frequentes, apontou, constam a malária, febre tifóide, doenças diarreias agudas e traumas resultantes de acidentes de viação.