URGENTE: Hospital da Lunda Norte regista primeiro caso de varíola
O hospital provincial da Lunda Norte, David Bernardino, registou hoje, 03, o primeiro caso de varíola, um surto que já se tornou um fenômeno da saúde pública na República Democrática do Congo.
Por Afonso Eduardo
Varíola do Macaco é uma doença viral transmitida ao ser humano a partir de Macacos e roedores, e se manifesta através de febre, dor de cabeça, fadiga, dor muscular, íngua, erupções cutâneas generalizadas (lesões na pele), e o Período de incubação da doença perdura de 5 a 21 dias.
Em Angola, o primeiro caso foi diagnosticado na província da Lunda Norte mas, como o melhor tratamento é a prevenção recomendamos – lhe a seguir as seguintes medidas:
》Lavar Frequentemente aos Mãos;
》Não Caçar ou Comer Carne de Caça (Macacos e Roedores);
》Evitar Contacto com Sangue de Animais;
》Evitar o Contacto com Pessoas que Apresentam os Sinais Acima Citados e Utensílios Utilizados pelos mesmos;
》Em Caso de Detectar Um dos Sintomas Acima, Procurar Uma Unidade Sanitária Próxima.
É necessário que se proceda a um processo tão delicado como Censo, de uma forma segura, no sentido de não haver sobressaltos no ocorrer do mesmo, caso meter o mesmo processo em funcionamento sem sem o reparo das falhas, poderá não ter êxito preconizado.
Com relação a saúde pública, é preciso que as nossas autoridades tendem muito atenção com os emigrantes que entraram no nosso País, porque senão nós é ficamos comprometidos com nefasta doença que vão entrando no nosso território.