Extorsão às vendedoras em Viana: Polícia exige até 60 mil Kwanzas para permitir comércio ambulante
Numa prática que contraria os ideais do Governo Provincial de Luanda, policiais do Km 12, em Viana, estão a extorquir as vendedoras ambulantes da Bela Vista, próximo ao Grafanil Bar. Segundo informações colhidas pelo Facto Diários, as zungueiras são obrigadas a pagar entre 30 a 40 mil kwanzas para terem permissão de vender nas pedonais e no leito da estrada. Em casos extremos, este valor pode chegar até aos 60 mil kwanzas.
Por Joaquim Paulo
Esta situação tem gerado indignação entre as vendedoras, que alegam ser obrigadas a juntar estas quantias exorbitantes para continuarem a exercer a sua actividade. Uma das vendedoras, que preferiu não se identificar, relatou que esta “colaboração” com os policiais facilita o processo de venda dos seus produtos, pois quando são forçadas a afastar-se do asfalto, não conseguem atingir os seus objetivos de venda.
A prática de extorsão, que se intensifica durante os fins-de-semana – dias de maior movimento e produção – representa uma grave contradição com as políticas de reordenamento do comércio ambulante promovidas pelo Governo Provincial.
Enquanto se busca uma organização melhor e mais justa, a corrupção dentro das forças policiais continua a ser um obstáculo significativo para o progresso das zungueiras e para o desenvolvimento económico da região.