Governo de Angola e Estados Unidos assinam mais um acordo de estreitamento da cooperação bilateral
O novo instrumento jurídico visa impulsionar as relações entre os dois países , bem como reforçar a cooperação no que toca o interesse comum. O documento foi assinado pelo oembaixador de Angola nos EUA, Agostinho Van-Dúnem , e pela secretária de Estado adjunta para os Assuntos Africanos, Molly Phee, em representação dos ambos os países.
Por Redacção do Factos Diários
Agostinho Van-Dúnem afirmou que o instrumento significa um sólido compromisso no fortalecimento das relações bilaterais, tendo agradecido pelo o apoio que as entidades americanas têm estado a prestar ao Governo de Angola.
A ANGOP, que avançou a informação, frisa que este instrumento jurídico composto por seis artigos vai, também, permitir que os cônjuges daqueles diplomatas em funções em Angola e nos Estados Unidos possam exercer a actividade profissional remunerada, permitindo os funcionários oficiais destes países exerçam as suas funções no território de outro país.
O acordo indica que todo dependente, com pelo menos 16 anos de idade, cujo credenciamento é aceite pelo Estado receptor como familiar directo de um membro de uma missão diplomática, organização internacional ou de um posto consular do Estado de origem, pode obter a autorização, em 45 dias, e sem o pagamento de quaisquer emolumentos.
O documento é o resultado de um longo processo de negociações entre os dois países e vai criar as condições objectivas que irão permitir aos cônjuges dos diplomatas poderem exercer actividade profissional nos EUA e em Angola enquanto decorre a missão diplomática´´, lê-se na notícia.