BENGO: Mara Quiosa inaugura estátua avaliada em 12 milhões de kwanzas

0

Uma estátua localizada no Município dos Dembos-Quibaxi que custou nos cofres do estado 12 milhões de kwanzas, está a criar polémica aos munícipes e autoridades tradicionais. Numa conversa que a equipa do Factos Diários manteve no dia 07 do mês em curso, com várias entidades locais, entendem que o projecto visa apenas extorquir o dinheiro do estado.


Por Isidro Kangandjo

A estátua foi feita na gestão de Mateus Domingos Diogo Manuel, administrador condenado dois anos com a pena suspensa, Nonóx, como é conhecido, foi acusado de ter roubado soma avultado de dinheiro público criando projectos que muitos deles foram invisíveis.

Segundo o historial lá existente, a estátua visa homenagear mulheres dos Dembos e foi inaugurado pela Governador Mara Quiosa Baptista no dia 11 de Novembro do ano passado. Segundo a fonte de Conselheiros do Príncipe dos Dembos, o líder tradicional não foi consultado e questionam a figura da mulher exposta logo a entrada da vila.
“Somos pobres e inexperientes, mas nos dizerem que a estátua que por sinal está mal feita custar 12 milhões de kwanzas, estaríamos a brincar com coisas sérias”, disse Adão Francisco Victor morador das duzentas casas.

Apesar da estátua ser inaugurada em Novembro do ano passado, continua a sofrer alterações, antes, a estátua era branca com cacho de banana madura, na terça-feira, 6, a imagem que homenageia mulheres dos Dembos encontra-se com as vestes preta e cinzenta, o cacho de banana que era madura, ficou verde. Alguns munícipes denominaram a estátua como sendo Mãe de Nonóx, Ex-administrador dos Dembos.

Numa conversa que o Factos Diários Manteve com Director provincial do Gabinete de Comunicação Social, Mário Silva, avança que a Governadora não chegou de inaugurar porque, segundo conta, haviam imprevistos.

“Não chegou a ser inaugurada pela governadora. A chefe não estava disponível para ir inaugurar mas esteve no programa”, sobre o orçamento do monumento, o Director deixou a responsabilidade à administração dos Dembos.

Numa conversa telefónica que mantivemos com administrador cessante dos Dembos, Mateus Domingos Diogo Manuel, apesar de ter negado enviar a factura, explica que a estátua teve um orçamento de um milhão e quintos kwanzas. Segundo conta, que a mesma não foi inaugurada, porém será feita em novembro desde ano em alusivo o dia da Independência Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »