Governador do Cuanza Norte dá autonomia financeira à comuna do Terreiro

0

Dentro de pouco tempo, a comuna de Terreiro, em Bolongongo, passa a ter orçamento próprio, para dar solução rápida e eficiente aos problemas das populações locais.


A informação foi prestada esta quinta-feira, 11 de Abril, pelo governador provincial, João Digo Gaspar aos cidadãos daquele território, durante uma reunião de auscultação da comunidade, que orientou na referida comuna, no âmbito da sua visita de trabalho de um dia ao município de Bolongongo.

Segundo João Digo Gaspar, a comuna do Terreiro já foi elevada ao estatuto de Órgão Dependente(OD), o que lhe confere um orçamento próprio, que fica ao dispor das autoridades locais para a gestão dos problemas comunais.

Na ocasião, o governador João Diogo Gaspar destacou ainda as potencialidades agrícolas da comuna e a capacidade de trabalho dos seus moradores, que cultivam essencialmente com métodos tradicionais.


Por isso, garantiu que, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, o governo provincial vai direccionar incentivos específicos para a mecanização das terras e alavancar a agricultura familiar, buscando dinamizar a prosperidade económica entre os camponeses do Terreiro.

“As mulheres e os jovens terão uma atenção muito especial nesta estratégia, por serem a maior força produtiva”, assegurou.

Por outro lado, o titular da província, reconheceu as inquietações que lhe foram apresentadas nos domínios do aumento das infraestruturas de educação e saúde, instalação da Rede Nacional de Energia eléctrica e o reforço da água potável, reparação das vias de acesso às áreas de produção, entre outras.

No entanto, avançou que, para além das soluções que virão do Governo da província, muitas das preocupações levantadas terão a pronta solução do administrador comunal, por via também do dinheiro que ainda este ano a comuna passará a receber.

Por isso, exortou todas as forças vivas locais a arregaçarem as mangas e “Juntos de Mãos Dadas empenharem-se no trabalho para fazer do Terreiro uma comuna próspera e de bem-estar para todos”, frisou.

Fonte: GCS Cuanza Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »