Dois anos depois publicidades em mandarim voltam a invadir a cidade de Luanda

0

Depois da remoção em 2021 das publicidades nos idiomas estrangeiros conforme orienta o artigo nº 15, número 1, alínea j), da Lei 9/17 de 13 de Março, Lei Geral da Publicidade que proíbe a veiculação nos mais distintos suportes, toda e qualquer publicidade em idioma estrangeiro sem a respectiva tradução para o português, a província de Luanda voltou apresentar os mesmos problemas.


Por Isidro Kangandjo

A Direção Nacional de Publicidade parece ter apresentado um descanso no combate a este fenómeno que, aos poucos vai deixando frustrado os cidadãos angolanos por não saber o que realmente o anúncio quer transmitir.

No famoso novo centro comercial denominado “Nova Era”, na zona entre 5M e antiga sonangol, na via Express, foi estampada uma publicidade em Mandarim e a única coisa clara são os terminais telefónicos. Os cidadãos entendem que a publicidade existe por se tratar de uma zona comercial cujo o proprietário poderá garantir uma grande proposta financeira ao órgão de tutela.

No dia 10 deste mês, o Factos Diários entrou em contacto com o Director Nacional de Publicidades, José Matuta e este garantiu orientar uma equipa para se efectuar a remoção. Passados 4 dias, a realidade continuar ser a mesma.

De lembrar que a Direção Nacional de Publicidade do Ministério das Telecomunicações Tecnologias de informação e Comunicação Social (MINTTICS), no âmbito das suas acções de fiscalização da actividade publicitária, trabalhou em Agosto de 2021, em Luanda, a desenvolver acções de remoção de conteúdos publicitários apresentados em língua estrangeira, concretamente em outdoors afixados na Avenida Fidel de Castro (Via Expressa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »