IGCA nega envolvimento do Ministro do Interior na ocupação ilegal de terra e acusa Daniel Neto de usar documentos falsos
Segundo uma fonte Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA) rejeitam qualquer envolvimento do Ministro do Interior Eugénio Laborinho, no esquema de ocupação ilegal de terrenos, na zona da Cidade Universitária-Talatona, na qual o diretor da Konda Marta, Daniel Neto, expõe publicamente num documento do IGCA. O órgão ligado ao Ministério das obras Públicas Urbanismo e Habitação, negou a veracidade do documento assinado no dia 29 de Abril de 2022.
Fonte: Primeiro Impacto
…
Contactado um dos responsáveis do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA), instituição ligada ao Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação avançou que documento em causa, é falso, contendo irregularidades, particularmente nas datas e as assinaturas.
A fonte do Ministério não tem dúvidas que se trata de uma manobra de elementos de má-fé e tudo está ser feito para notificar José Manuel da Conceição Januário no sentido de trazer mais dados sobre o assunto, embora que as primeiras informações confirmam uma falsificação de dados.
Por outro lado, outra fonte assegura que Eugénio Laborinho, tem um perfil próprio e não precisaria usar o poder da força ou abuso de poder para adquirir um determinado terreno.
De realçar, nos casos de litígios de terras que envolvem a empresa Konda Marta e algumas altas patentes das FAA (Forças Armadas de Angola) e da PN (Polícia Nacional) sempre esteve associado o atual comandante do município de Talatona Joaquim do Rosário, usando o nome do Ministro do Interior e outras figuras do aparelho do Estado angolano.