Ex- Presidente da Nigéria diz “Sim” ao convide do presidente João Lourenço para marcar presença na bienal de Luanda
O ex-Presidente da Nigéria, General Olusengun Matthew Obasanjo, respondeu positivamente ao convite do Presidente João Lourenço para estar presente na Bienal de Luanda que inicia nesta Quarta-feira, 22 de Novembro para fortalecer a Cultura da Paz entre os povos.
O ex-Estadista nigeriano recebeu neste domingo, 19/11, na Villa ABEOKUTA, no Estado de Ogun, o Embaixador José Bamóquina Zau que lhe entregou os Termos de Referência da III Edição do Fórum Pan-africano para Cultura da Paz e Não-Violência, também conhecido por Bienal de Luanda.
O Presidente Obasanjo mostrou-se feliz e totalmente disponível para estar em Luanda neste evento Global. “Angola é o meu segundo país. É sempre uma honra partilhar ideias com o Presidente João Lourenço e seus convidados por isso estarei presente”, declarou Olusengun Obasanjo.
O político chega à Luanda já na terça-feira, 21 de Novembro e promete levar consigo jovens investidores nigerianos para dar força à Diplomacia de Investimentos do Presidente João Lourenço.
A Bienal de Luanda, adoptada em 2015 pela 24ª Sessão da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana – UA, decorrerá sob o lema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana, como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”.
Ela pretende contribuir para a implementação do “Plano de Acção para uma Cultura de Paz em África e decorre numa parceria entre o Governo de Angola e a UNESCO.
MILITAR E POLÍTICO RESPEITÁVEL
Olusegun Obasanjo, serviu como chefe de estado militar de 1976 a 1979 altura em que conferiu o título de Doutor Honoris Causa ao Presidente António Agostinho Neto pela Universidade de Lagos.
Depois cumpriu dois mandatos consecutivos como Presidente da República de 1999 a 2007 e teve contribuições decisivas nas Resoluções da OUA e da ONU sobre o conflito armado em Angola e a independência da Namíbia.
Nascido em Abeokuta, no Estado de Ogun, está actualmente com 86 anos de idade e com uma dinâmica agenda social na sua cidade natal.
FONTE: Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na Nigéria, em Abeokuta, 19 de Novembro de 2023.