Cimeira extraordinária da SADC confere mandato a João Lourenço para intensificar a paz na RDC
A sessão extraordinária da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC conferiu, no sábado, mandato ao Presidente em Exercício, João Lourenço, coadjuvado pela Troika do Órgão para intensificar os esforços diplomáticos entre a RDC e o Ruanda com vista a consecução de uma paz duradoura na RDC.
Por Kamaluvidi Baltazar
…
A reunião teve como finalidade os Chefes de Estado e de Governo manifestar a sua preocupação com a deterioração da situação de segurança humanitária no leste da RDC com os relatos de retoma dos ataques e ocupação pelo M23.
Durante a cimeira, foram baixadas algumas orientações estratégicas sobre da Missão da SADC na RDC, para restaurar a paz e a segurança no país mais a norte de Angola, na República Democrática do Kongo.
Ao decorrer deste encontro, foi reiterada a necessidade urgente de todas as partes intervenientes em particular, e os Partidos políticos com assento na Assembleia Nacional do Reino de Losoto para assegurarem o processo de reformas no interesse de concretizar a instabilidade política e económica de segurança nacional.
No final, a cimeira estendeu o seu agradecimento ao Presidente em Exercício da SADC, João Lourenço, por ter acolhido com sucesso este evento, bem como a gratidão manifestada pelo o presidente angolano pela participação dos presentes e comprometimento com a paz, segurança e desenvolvimento na região da SADC.
Importa ressaltar que estiverem presentes nesta actividade os Chefes de Estado e de Governo da referida organização e os seus representantes alguns como o Presidente da RDC, Félix Tshisekedi Tshilombo, da República da Tanzânia, Samia Hassam, da Zâmbia, Hakainde Hichilema e a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Dihovo.