Espaço familiar que acolheu vítimas da operação resgate é repartido por dirigentes do Kilamba Kiaxi
Em 2018, Administração municipal do Kialmba Kiaxi, através do Distrito Urbano da Sapú em função da operação resgate que foi implementada pelo executivo, solicitou um espaço pertencente a um grupo familiar no sentido de colher os vendedores ambulantes onde a senhora Isabel Morais aparece como intermediária.
Por redação do Factos Diários
…
Feita as negociações, contam os lesados, os valores arrecadados nas primeiras duas semanas foram enviados na administração e, posteriormente, enviavam 30% do valor arrecadado porém, depois de algum tempo, as senhoras foram expulsas do espaço.
Os lesados avançam elementos da Administração do Kilamba Kiaxi tomaram de assalto o espaço onde o senhor João Guimarães, quadro da administração está a efectuar a construção de várias obras e os seguranças que estão por orientação da Administração estão a comercializar os lotes.
“Essa situação é do domínio de várias pessoas que trabalham ou já trabalharam no Distrito Urbano da Sapú como alguns na função de administradores do Kilamba Kiaxi como é o caso da senhora Filomena, Isabel Morais, Moises Vungula que actualmente é administrador do Palanca, Eduardo Nzinga, Guilhermina, Nelson Funete e Fernando Cardoso, sabem que esse é um terreno de família e não entendemos as reais motivações da nova gestão do município do Kilamba Kiaxi”, lamentaram.
Os lesados alegam que o município está à deriva porque os dirigentes estão interessados em assaltar espaços alheios enquanto que a população passa por várias dificuldades e alertam que “não vamos dar de bandeja o nosso espaço. O Estado é uma pessoa de bem e as orientações foram baixadas para negociar com as famílias e sempre estivemos abertos ao diálogo mas eles não”, disse.
O porta voz informou que há muitos anos têm vindo a escrever junto à Administração municipal e o último documento entrou nas gavetas daquela administração no dia 14 de julho do ano em curso, mas nunca tiveram sucesso e, por esta razão clamam para que se encontre uma solução.