Ministro da Defesa Nacional orienta busca impiedosa aos membros que lutam pela independência no Leste de Angola
O ministro angolano da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, está a ser acusado de ter baixado algumas orientações para uma busca considerada impiedosa aos membros que lutam pela independência no Leste do país, sem no entanto, um esclarecimento.
Por Redacção do Factos Diários
..
As caças que estes chamam de bruscas começou no passado domingo, aquando de uma visita de trabalho efectuada pelo o ministro João Ernesto dos Santos Liberdade, às províncias do Moxico, Cuando-Cubango e na Lunda-Norte.
No seu regresso, segundo estes cidadãos que defendem a independência na região leste de Angola, o governante terá baixado as ordens para esta captura, após uma reunião que manteve com os seus subordinados.
De acordo os dados apurados de fontes ligadas a este movimento, o objectivo desta captura é de serem “caladas as bocas” dos indivíduos que vão atrás desta autonomia, uma vez que nos últimos dias estes saíram às ruas protestando por esta causa.
Por seu turno, os queixosos revelam que na manhã desta quarta-feira,18, foram capturados vários membros que também trabalham na Administração Municipal do Saurimo, na Lunda-Sul, sem falar de outros nas províncias da Lunda-Norte e Moxico, que já forma postos em liberdade.
E a outra questão que tanto os preocupa tem a ver com o destino destes cidadãos capturados que até o momento é desconhecido, facto que constitui uma preocupação aos membros deste movimento.
De informar que neste altura estão detidos mais de 300 membros do Manifesto Jurídico e Sociológico do Povo Lundês. O Presidente Jota Filipe Malakito já alertou as autoridades angolanas no sentido de cumprir com os documentos que foram enviados pelo Presidente da República e do MPLA, João Lourenço.