´Homens do volante e do giz´ celebram dia Nacional do Taxista e do Professor com velhos problemas
Assinala-se, hoje, quinta-feira, o dia Nacional do Taxista, comemorado, anualmente, aos 05 de Outubro, esta data que tem como objectivo homenagear aqueles profissionais que se dedicam na transportação de pessoas e bens, em todo o território nacional.
Por Kamaluvidi Baltazar
…
Esta data celebra-se com a existência de antigos problemas que têm tirado o sossego de muitos taxistas, no decorrer das suas jornadas laborais, muitos destes motivados pela actuação dos agentes reguladores de trânsito.
Os taxistas recordam que, diariamente, ainda têm se deparado com agentes reguladores de trânsito que, depois de exigirem a apresentação da carta de condução e outros documentos, lhes ´obrigam´ a deixar ´gasosa´, sob pena de lhes ser aplicada uma multa ou outra medida gravosa que pode condicionar o seu trabalho.
A outra ´maka´, como avançam os mesmos, tem a ver com o actual estado das vias que apresentam péssimas condições, como buracos e a falta de iluminação pública, que, na maioria das vezes, tem sido o principal factor de acidentes rodoviários.
Recentemente, o Presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), Francisco Paciência, havia prometido que, neste dia os taxistas, vão transportar passageiros por apenas 100 kzs, no período das 5h00 até as 10h00, em Luanda, sem falar das diversas actividades que vão marcar esta efeméride.
Nesta quinta-feira, 05 de Outubro, também comemora-se o Dia Mundial do Professor, assinalado com enormes dificuldades que estes profissionais enfrentam durante as aulas, por exemplo, a escassez de materiais e a falta de melhores condições de trabalho. De lembrar que, o dia Mundial do Professor homenageia todos os que contribuem para o ensino e para a educação de uma sociedade.