Brigada Escolar trabalha para reduzir o índice de criminalidade no Cacuaco profundo
As escolas localizadas no município de Cacuaco, em Luanda, vão ganhar, nos próximos dias, uma vigilância ´cerrada´ dos agentes da Polícia Nacional destacada naquela municipalidade, uma vez que Cacuaco é apontado como um dos municípios que o nível da criminalidade é consideravelmente elevado.
Por kamaluvidi Baltazar
…
Segundo fez saber o Comandante provincial da Brigada de Segurança Escolar em Luanda, Bartolomeu Campos, esta decisão foi tomada a saída de uma reunião que manteve com os diretores das instituições públicas e privadas de Cacuaco.
Bartolomeu Campos avançou que o objetivo, é interagir com as comunidades de modos que os agentes da corporação sejam mais pedagógicos, tendo em consideração os diversos casos de violência, agressão, roubo, furto de pertences dos estudantes e outras acções protagonizadas por marginais adjacentes as escolas.
O responsável adiantou que, por esta altura, o único ponto que falta ser abordado é a interação com os moradores de cada comunidade. E como uma das políticas para combater o crime, Bartolomeu Campos revelou que a polícia local passará a realizar palestras nas escolas, referindo que a finalidade deste programa, também é trabalhar rigorosamente para que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais seguro.
Uma outra questão que preocupa a B.E é a falta de colaboração entre os encarregados de educação e a polícia, apelando aos pais a denunciarem qualquer tipo de caso do gênero e a tomarem medidas quando verificarem uma mudança no comportamento dos seus filhos.