Associação Minuto Verde Quercus-Ang realiza conferência sobre questões a volta do meio ambiente
A Associação Minuto Verde Quercus-Ang vai realizar, em Outubro próximo, uma conferência subordinada ao tema ” A Saúde Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável em Angola”, esta actividade que terá lugar na Mediateca 28 de Agosto, em Luanda, a ser ministrada por especialistas nas áreas da saúde pública e no meio ambiente.
Por Kamaluvidi Baltazar
…
O anúncio da conferência foi feito esta terça-feira, 12 de Setembro, pelo o presidente da associação, Rafael Paulo Ngumbe Lucas, em declarações ao Factos Diários, a mesma conferência que vai marcar igualmente, a apresentação oficial da Associação Minuto Verde, fundada em Junho de 2022, tendo garantido que estão a ser criadas todas as condições para a sua concretização.
Rafael Lucas explica que o projecto sem fins lucrativos surge em parcerias com Querscus de Cabo Verde e de Portugal, esta organização que tem desenvolvido actividades a volta do meio ambiente para expandir a mesma a nível dos países da CPLP e da SADC. O objetivo, segundo o seu presidente, é de conservar e combater todos os os males, as mudanças climáticas e o seu impacto, de modos que Angola tenha um meio ambiente saudável e cada vez mais desenvolvido.
A Minuto Verde, o projecto criado por um grupo de jovens voluntários suge também com iniciativa de ajudar o Estado angolano na resolução de vários problemas que apoquentam este sector importantíssimo para o ser humano.
O CEO da organização acredita que uma das formas de resolver os tais problemas do meio ambiente é educar os cidadãos angolanos com palestras e não só, a salvaguardar, preservar esta área como por exemplo não depositar o lixo em lugares impróprios.
De acordo a explanação do seu presidente fundador, Rafael Lucas, depois da conferência agendada para o mês de Outubro, serão realizadas diversas actividades em torno desta temática a nível das outras províncias que a Quercus-Ang actua e faz-se representar.
Refere-se que a Minuto Verde Quercus-Ang é uma associação fundada a 9 de Junho de 2022, sediada no Distrito Urbano da Maianga, em Luanda, estampado no Diário da República a 23 de Agosto de 2023, pelo o Decreto Presidencial Série 3/155- 2023. Actualmente, é representada nas províncias da Huíla, Huambo, Bié e Kuando-Kubango constituído por mais de 20 membros.