REGRESSO ÀS AULAS: Encarregados divididos entre a compra dos materiais e o arroz  

0

Children have their meal in a camp for internally displaced people on the grounds of the Saint Sauveur church in the capital Bangui, Central African Republic, November 25, 2015. REUTERS/Siegfried Modola

Os preços dos materiais escolares subiram a ´todo vapor´ em relação ao último de mês de Agosto. Numa altura em que o ´cinto apertou´, devido ao agravamento da pobreza e da miséria extrema, pais e encarregados de educação ficam dúbios quanto ao que trazerem do mercado, se é o arroz ou os materiais didáticos.  


Por Joaquim Paulo

“Com esta sequência de crises que o País vive, em que o salário não chega para comprar sequer alimentação para uma semana, é óbvio que entre comer e comprar material escolar as pessoas vão sempre escolher a alimentação”, foi basicamente nesses termos que uma cidadã, citada pelo ´Jornal Expansão´, reagiu sobre a ´drástica´ subida dos preços dos materiais escolar nos mercados. 

Durante uma ronda efectuada esta semana, por este importante site de informação, no mercado dos Kwanzas, foi possível apurar que, para regressar a casa com materiais didáticos, de pelo menos 5 crianças, o pai ou encarregado de educação deverá ter, no mínimo, 40 mil kwanzas ou então o seu educando não poderá ir à escola, uma vez que as aulas começam no dia 4 de Setembro.

Os encarregados alegam que os valores subiram numa proporção bastante elevada que os obriga a gastar o dobro e, nalguns casos, o triplo do que gastaram no ano passado. E, perante isto, não há orçamento que aguente. No mercado formal, como cita o ´Expansão´ na mesma matéria, os preços dos materiais escolares duplicaram e nalguns mercados triplicaram, como é o caso do preço de um caderno que em 2022 custou 899 e agora custa 1.499 Kz no supermercado Candando, uma subida de 67%. No Kero, em 2022, um afia-lápis foi comercializado a 249 Kz e agora custa 900 Kz, 26%, e uma mochila custava 5.000 Kz agora está a ser vendida a 11.000 Kz, que corresponde a um acréscimo de 120%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »