Opinião de Miss Lunda Sul Isabel Beca sobre a política
Hoje acordei pensativa a respeito de algo que gostaria de partilhar com a sociedade há já algum tempo…
Dizem que não devemos falar Política, mas eu falarei, porque também sou filha de Angola.
Olho para o mundo e para como os países estão a caminhar a passos largos para o desenvolvimento e acredito que não tardará, dominarão os mais fortes e desenvolvidos, e é algo que acontece desde os primórdios, é a lei da natureza. Mas enquanto os outros crescem, Angola parece viver constantes intrigas internas, desunião entre irmãos e falta de patriotismo. E essas brigas não nos vão levar a lado nenhum, a não ser sermos vistos Internacionalmente como os que precisam sempre de intervenção dos mais velhos para se entender…e assim nunca conquistaremos o respeito que o nosso País merece.
Cuidamos mais e melhor do que não nos pertence, somos bons cidadãos em outros Países e do nosso país tratamos com desleixo.
Não deitaríamos lixo nas no chão das ruas de Portugal, mas em Angola, até pela janela do carro durante a condução; não urinaríamos nas ruas do Canadá, mas em Angola o faríamos em qualquer esquina e sem pudor algum, mesmo que haja condições de não o fazer; andaríamos metros para atravessar pela passadeira na Inglaterra, mas em Angola atravessamos debaixo das pedonais e bem fora das passadeiras; não pensamos duas vezes ao corromper alguém para nos prestar um serviço, mas condenamos e atiramos sempre a culpa aos políticos acusando-os de corruptos; elogiamos os outros Países e sonhamos viver lá, e não pensamos que eles só vivem assim porque os seus cidadãos cuidam e tratam do que é deles, porque os seus cidadãos, reclamam sim, mas propõem soluções concretas e metem a massa na massa na hora de trabalharem para melhorar, na hora de exigirem os seus direitos e também na hora de cumprirem com os seus deveres.
Pois, “é fácil para nós cuspir no prato em que comemos, quando não nos consideramos os donos da comida” por isso usamos a expressão “O País Já Tem Dono”.
Acorda!
Somos tão donos desse País quanto qualquer outro angolano!
Ricos ou pobres, somos todos filhos.
Não quero comprar os sonhos dos outros, lutar com ímpeto para realiza-los, trabalhando em dois ou mais empregos lá fora, pagando impostos e taxas, contribuindo para oh crescimento da Pátria que não me pariu.
Não!
Não quero ter de fazer isso!
Dói-me ver Angola nesta crise e os ânimos de todos à flor da pele.
De quem é a culpa?
De todos nós, claro!
Mas ainda assim, consigo olhar para o futuro que se avizinha com olhos de esperança em uma Angola melhor, porque não a coloco em uma mudança de partido, ou governação, porque “todo o ser humano foi feito com mesmo material” mas de consciência, do mais alto ao mais baixo.
Ainda acredito no homem feito angolano, ainda acredito na nossa juventude e nos nossos mais velhos, ainda acredito nas nossas mamás, ainda credito nos nossos rios e nos nosso campos, acredito nas nossas minas e no nosso mar, ainda credito no nosso céu abençoado e até no nosso deserto que se configura o mais antigo do mundo, ainda acredito numa Angola melhor.
E você um dia também acreditou, e foi em 2017, quando na campanha de João Lourenço nos foi proposto a reconstrução do nosso País, com a colaboração de todos. Implementou-se políticas, operações para que juntos resgatássemos o nosso País, começando pelos valores morais, pela reeducação social, o que foi sabotado por todos nós. Sim, por todos nós que nos deixamos levar por aqueles que não acreditam numa Angola melhor além do sua ambição desmedida.
Mas espero que o Presidente João Lourenço não se tenha esquecido do plano inicial, da motivação inicial que o levou a tomar a direcção dos destinos desse lindo País, pois,
É ESSE JOÃO LOURENÇO QUE QUEREMOS.
E é esse o líder que Angola precisava e que deve apostar.��Pois se para crescer tivermos de atravessar dias difíceis, que seja. Se para desenvolver tivermos de abdicar do comodismo e da facilidade a que estivemos habituados, que seja. Se para sermos referências positivas como os outros países tivermos de ter um presidente que nos faça passar pelo caminho difícil da mudança, que seja. Se para sermos melhores cidadãos tivermos de ter um presidente que nos fale o que precisamos ouvir, nos dê o que precisamos e até nos receba ou retire de nós o que não deve estar connosco porque impede o crescimento da Nação, então que seja e é desse Presidente que precisamos.
E se João Lourenço é o Presidente que ousou trazer-nos estas mudanças, então É ESSE O JOÃO LOURENÇO QUE PRECISAMOS!
Porque precisamos SIM de um Presidente que resgate os valores morais e bons costumes da Nação!
Precisamos SIM de um presidente que lute contra a corrupcão!
Precisamos SIM de um Presidente que lute contra a impunidade!
Precisamos SIM de um Presidente que promove o emprego e o empreendedorismo!
Precisamos SIM de um Presidente que aposte na diversificação da economia!
Precisamos SIM de um Presidente que aposte na juventude!
Precisamos SIM de um Presidente que busque as melhores parcerias para benefício do nosso País e de todos os angolanos!
E SIM, precisamos de Presidente que nos esfregue isso na cara para que finalmente despertemos e percebamos do que realmente precisamos para sermos iguais ou melhores do que o que seguimos lá fora!
Ecoam em mim as palavras de Agostinho Neto, “O Mais Importante é Resolver os Problemas do Povo”. E é o povo a razão das lutas que nos levaram à independência e acreditar numa Angola livre. Não esqueço do “Primeiro o Angolano, Segundo o Angolano… Angolano Sempre…! de Jonas Savimbi. Pois o angolano é e deve ser o centro das nossas atenções.
E ainda vive em mim o “O futuro começa agora” de José Eduardo dos Santos. Pois, se queremos a Angola sonhada, o trabalho começa no presente.
E quando em algum momento nos julgámos desviados dos ideais que nos guiaram até aqui, eis que nos foi lembrado por João Lourenço a necessidade de se “Corrigir o que Está Mal e Melhorar o que Está Bem” e que para isso devia-se “Trabalhar Mais e Comunicar Melhor”. E com elas, me atrevo a propôr uma reconciliação Nacional que começa em nós mesmos e se espalhasse como o nascer do sol para o nosso próximo, pois só estaremos bem com os outros se estivermos bem connosco mesmos.
Tudo em prol da pátria.
Não somos inimigos, somos irmãos.
Se é o João Lourenço que está no poder, é com ele que devemos avançar, e quando for um fulano, um sicrano ou um beltrano, também será com ele que deveremos avançar… O mais importante é darmos as mãos e nos comprometermos com o crescimento da nossa bela Pátria, este pedaço de paraíso cobiçado por muitos e que só nós insistimos em não ver o quão sortudos somos por ter esta Angola como nossa Terra Mãe.
E se o futuro realmente começa agora, proponho nos unirmos agora, proponho trabalho com comprometimento, proponho lealdade à Pátria, proponho sonharmos e realizarmos juntos, proponho empenho da juventude e respeito pelo bem comum, proponho acreditarmos em nós e nos nossos, proponho reconciliação agora, não importando o sujeito, tudo em nome da unidade nacional…
Me ajude a partilhar até chegar a todos os Angolanos! 😭🙏🏾
Angola Unida Para Melhor Crescer
Unidade Nacional Agora
É esse Presidente Que Precisamos
É esse João Lourenço Que Queremos
É esse O Líder Que Angola Precisa
B:Isabel Beca
Viva os Angolanos e Viva Angola! 🇦🇴✊🏾