Mais de 10 deputados da UNITA garantem votar contra o processo de destituição de JLO
“Destituir para colocar quem?” a questão vem de dois deputados pertencentes ao segundo grupo mais numeroso à Assembleia Nacional, Grupo Parlamentar da UNITA que aguardam o voto secreto para chumbar a iniciativa que, segundo os deputados não agradou a todos.
Por Isidro Kangandjo
…
A iniciativa de destituição do chefe de Estado angolano foi apresentada no dia 19 do mês passado em conferência de imprensa pelo grupo parlamentar UNITA, que alega que a governação de João Lourenço, que cumpre o seu segundo mandato desde setembro de 2022, “é contra a democracia, contra a paz social e contra a independência nacional”.
Em uma conversa que o Factos Diários manteve esta quinta-feira, 03, com os deputados via Telegram, reconhecem que o governo de João Lourenço deveria trabalhar mais na resolução dos problemas do povo, porém entendem também o contexto mundial e a luta continua sobre o combate à corrupção.
O grupo parlamentar da UNITA vai apresentar ao plenário da Assembleia Nacional – com maioria do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, liderado por João Lourenço) – esta iniciativa para o processo de acusação e destituição do Presidente angolano, João Lourenço.
Sobre o assunto, os deputados da UNITA entendem que internamente o partido não está consolidado e os deputados andam divididos por conta da Frente Ppatríotica Unida, por isso, aguarda-se o impossível e o prórpio partido domina.
“Destituir para colocar quem? Muitos quadros do partido entenderam que nos precipitamos o bastante ao colocar Eng. Adalberto Costa Júnior na liderança do partido. Com este erro vamos te-lo no Palácio Presidencial? Não podemos cometer o mesmo erro o que pedimos é que seja realizado o voto secreto pelo menos assim poderemos nos vingar”, disse a fonte.
Os entrevistados terminam dizendo que o número de seus companheiros que poderão votar contra é imprevisível mas existe uma garantia que mais de 10 Deputados poderão dar um não à iniciativa da própria UNITA.
Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, Secretário do Bureau Político para Informação e Propaganda do MPLA, disse no dia 29 do mês passado, em Luanda, durante o relançamento das jornadas políticas e patrióticas, “meu CAP, meu Partido”, que os Deputados do Grupo Parlamentar do MPLA já têm uma resposta.
“Venha o voto secreto, para eles [UNITA] levarem uma surra definitiva. Se é o que querem, e se a lei permitir, o MPLA não tem medo disto. E 100% dos deputados do MPLA não vão votar a favor disto”, garantiu.