Para se livrar das críticas Ministro da energia e Águas acaba com a Comissão Sindical
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, orientou hoje, 30, no anfiteatro sede da ENDE, assembleia constituinte da Associação Nacional dos Trabalhadores do Sector Eléctrico (ANTRASE) com objectivo de ofuscar o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Energia Eléctrica (SINTEE).
Por Isidro Kangandjo
…
Ministro sente-se ameaçado pelo SINTEE por conta de várias reclamações que levantam no sector desde o salário, promoção e o corte de subsídio de electricidade. Para evitar outras verdades que acontece naquele Ministério, João Baptista Borges criou uma associação que poderá atender os seus interesses.
“Esta é a segunda tentativa. Tentaram criar um Sindicato dos não filiados felizmente não deu certo e agora estamos surpresos com esta associação Nacional dos Trabalhadores do Sector Eléctrico que o próprio Ministro fez abertura hoje”, disse um dos membros do SINTEE.
Por outro lado a fonte acrescenta que “o SINTEE existe a mais de 10 anos, neste momento o que o ministro não consegue resolver é a equidade salarial nos sectores da ENDE, PRODEL RNT uma vez que na divisão das empresas ficou acordado e o ministério não está a cumprir”.
A outra informação avançada ao Factos Diários é que os trabalhadores pretendem que se faça o corte ao subsídio de electricidade para não se pagar o consumo de energia uma vez que o mesmo subsídio não cobre uma factura e, segundo fonte, já existe uma orientação superior de se fazer cortes em casa dos trabalhadores.
Presidente do Conselho de Administração da EDEL E.P entre 2005 e 2008, João Baptista Borges ocupou em seguida o cargo de vice-ministro da Energia até 2010, passando depois a ser secretário de Estado da Energia, até 2011. No ano seguinte, José Eduardo dos Santos nomeou-o Ministro da Energia e Águas, responsabilidade que continuou a assumir depois da chegada de João Lourenço ao poder em Angola, no ano de 2017.