Ministros do Interior angolano e das comunidades de Cabo Verde avaliam relações bilaterais

0

O ministro do interior, Eugénio Laborinho, recebeu esta quarta-feira, 28, em Luanda, Jorge Pedro Maurício Santos, ministro das Comunidades da República de Cabo Verde, com quem abordou questões ligadas às relações bilaterais entre os dois povos.


Por redação do Factos Ddiários

Ladeado do Secretário de Estado do Interior, Comandante Geral da Polícia Nacional, Director Geral Adjunto do SME e Directores Nacionais, Eugénio Laborinho começou por se referir aos instrumentos jurídico-legais que regulam as relações bilaterais.

“Gostaria de sublinhar que, o ministério do Interior mantém e desenvolve excelentes relações de cooperação bilateral com a sua congénere da República de Cabo Verde, que alicerçam-se em oito (08) instrumentos jurídicos, com realce para o acordo de cooperação técnica em matéria de segurança e ordem pública entre a República de Angola e a República de Cabo Verde, assinado aos 28 de Julho de 2003, memorando de entendimento entre o ministério do interior de Angola e o ministério da administração interna de Cabo Verde, assinado na Cidade de Praia, aos 21 de Março de 2012”, disse.

No âmbito da implementação dos referidos instrumentos jurídicos, disse o dirigente que, “a Polícia de Cabo Verde vem beneficiando de diversas acções formativas, sobretudo destinadas à capacitação dos seus efectivos, nas mais distintas áreas de especialidades, prevenção e combate à criminalidade, troca de informações e de experiência, incluindo o intercâmbio de delegações”, sublinhou.

É por isto que, prosseguiu, “actualmente, encontram-se dez (10) efectivos da Polícia do vosso País a frequentar o curso de Licenciatura no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais, Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem”, rematou o responsável, num ambiente sereno e de descontração.

Terminou informando que, “reside no nosso País uma considerável comunidade de cidadãos cabo-verdianos que desenvolvem as suas actividades nos mais variados domínios, estado sob controlo do Serviço de Migração e Estrangeiros um total de 4.851 cidadãos, sendo 43 titulares de visto de trabalho, 68 titulares de visto de permanência temporária, 4.723 com autorização de residência e 17 estudantes”, destacou, Eugénio Laborinho.

Para o ministro das Comunidades de Cabo Verde Angola desempenha um papel importante no desempenho da CPLP, daí que é um parceiro estratégico para Cabo Verde.

Fonte: Ministério do Interior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »