Ministros do Interior angolano e das comunidades de Cabo Verde avaliam relações bilaterais
O ministro do interior, Eugénio Laborinho, recebeu esta quarta-feira, 28, em Luanda, Jorge Pedro Maurício Santos, ministro das Comunidades da República de Cabo Verde, com quem abordou questões ligadas às relações bilaterais entre os dois povos.
Por redação do Factos Ddiários
…
Ladeado do Secretário de Estado do Interior, Comandante Geral da Polícia Nacional, Director Geral Adjunto do SME e Directores Nacionais, Eugénio Laborinho começou por se referir aos instrumentos jurídico-legais que regulam as relações bilaterais.
“Gostaria de sublinhar que, o ministério do Interior mantém e desenvolve excelentes relações de cooperação bilateral com a sua congénere da República de Cabo Verde, que alicerçam-se em oito (08) instrumentos jurídicos, com realce para o acordo de cooperação técnica em matéria de segurança e ordem pública entre a República de Angola e a República de Cabo Verde, assinado aos 28 de Julho de 2003, memorando de entendimento entre o ministério do interior de Angola e o ministério da administração interna de Cabo Verde, assinado na Cidade de Praia, aos 21 de Março de 2012”, disse.
No âmbito da implementação dos referidos instrumentos jurídicos, disse o dirigente que, “a Polícia de Cabo Verde vem beneficiando de diversas acções formativas, sobretudo destinadas à capacitação dos seus efectivos, nas mais distintas áreas de especialidades, prevenção e combate à criminalidade, troca de informações e de experiência, incluindo o intercâmbio de delegações”, sublinhou.
É por isto que, prosseguiu, “actualmente, encontram-se dez (10) efectivos da Polícia do vosso País a frequentar o curso de Licenciatura no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais, Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem”, rematou o responsável, num ambiente sereno e de descontração.
Terminou informando que, “reside no nosso País uma considerável comunidade de cidadãos cabo-verdianos que desenvolvem as suas actividades nos mais variados domínios, estado sob controlo do Serviço de Migração e Estrangeiros um total de 4.851 cidadãos, sendo 43 titulares de visto de trabalho, 68 titulares de visto de permanência temporária, 4.723 com autorização de residência e 17 estudantes”, destacou, Eugénio Laborinho.
Para o ministro das Comunidades de Cabo Verde Angola desempenha um papel importante no desempenho da CPLP, daí que é um parceiro estratégico para Cabo Verde.
Fonte: Ministério do Interior