JMPLA assume a Vice-presidência da União Internacional da Juventude Socialista
A JMPLA, braço juvenil da maior força política em Angola, MPLA, foi eleita para assumir a Vice-presidência da União Internacional da Juventude Socialista – UIJS, no congresso decorreu de 22 a 25 de Junho do ano em curso, seguindo-se o Festival Mundial da Juventude, um evento congregador e de promoção do intercâmbio cultural que juntou no mesmo local e palco centenas de jovens vindos de vários pontos do mundo e filiados em Organizações Juvenis Políticas.
Por Isidro Kangandjo
…
A nomeação aconteceu no dia 24 deste mês para ocupar a Vice-Presidência da Organização, passando a ser representada pela Danila Bragança, Secretária para Promoção Social e Gênero do Comité Nacional da JMPLA.
Crispiniano dos Santos, avançou que a participação da JMPLA neste Congresso, constituiu uma oportunidade ímpar para discutir importantes temas da actualidade, bem como reafirmar o compromisso da Organização com o desenvolvimento e bem-estar dos jovens e reforçar os laços de amizade e cooperação com as organizações congéneres presentes no evento, devendo a partir de agora a JMPLA trabalhar de modo mais concreto nas acções globais de promoção e afirmação dos jovens, uma vez que passa a fazer parte do Órgão máximo de decisão da União Internacional da Juventude Socialista.
“É evidente que a JMPLA não apoia arruaças e qualquer tipo de má conduta que perturbe a ordem pública. Nós somos a favor de manifestações pacíficas desde que cumpram com os pressupostos legais. Este é, aliás, o apelo que deixamos aos jovens angolanos e do mundo inteiro. As manifestações estão previstas por lei sim, desde que se respeite a forma de as fazer”, disse Crispiniano dos Santos.
A actuação da JMPLA, neste mandato será auxiliar a presidência na materialzão do plano de acção do mandato por um lado. Por outro lado, influenciar a concretização dos anseios dos jovens africanos e a resolução dos seus problemas através da Agenda África 2063, para promover os direitos humanos, igualdade de gênero, defesa do meio ambiente, democracia, inclusão, paz e mecanismos para encorajar, defender a segurança coletiva do continente, a proteção e interesses de todos os cidadãos, tal como defende o nosso Presidente da República João Lourenço, o campeão da Paz.
De lembrar que a UIJS é a maior organização juvenil política a nível mundial, que congrega 136 organizações políticas que representam mais de 100 países, o que vai permitir maior projeção internacional a JMPLA e consequentemente garantir a responsabilidade de representar condignamente os jovens africanos nesta importante plataforma internacional.