GP-UNITA pode avançar com inquérito para apurar mandatário das mortes no Huambo e Huíla
O Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiaka, garantiu que a UNITA vai propor ao Plenário da Assembleia Nacional, na sessão de 22 de junho, a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as circunstâncias dos protestos que ocorreram nas províncias do Huambo e Huíla devido a subida do preço da gasolina.
Por Kamaluvidi Baltazar
…
Esta garantia foi dada esta quinta-feira, 8 de Junho, em Luanda, numa Conferência de Imprensa, que teve como objectivo apresentar o posicionamento do Grupo Parlamentar da referida instituição partidária, face os incidentes ocorridos nas cidades do Huambo e Lubango, província da Huíla, nos dias 5 e 6 de Junho.
Na ocasião, Liberty Chiaka disse que a proposta da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito é de caráter urgente, isento e imparcial, e entende que a AN deverá apurar, independentemente do inquérito policial, de quem terá partido a ordem para efectuar os disparos que ceifou a vida de oitos cidadãos, tendo causado vários feridos.
Com relação ao aumento do preço da gasolina, o também deputado do ´Galo Negro´, a seu ver, esta não é uma medida acertada pelo o facto de não beneficiar os cidadãos e não serem criadas as condições para a implementação da referida norma. O político é de opinião que a distribuição dos cartões de subvenção de gasolina seria feita antes da medida entrar em vigor.
Por conseguinte, o Grupo Parlamentar da UNITA condena a cultura de violência e execução sumária de cidadãos que se manifestam pelos os seus direitos e, pelo que, exige a libertação que considera incondicional de todos os detidos, e apela aos cidadãos, em especial, aos taxistas e moto taxistas a absterem-se da violência.