INE e MINSA capacitam agentes que participarão nos Indicadores Múltiplos e de Saúde

1

O Instituto Nacional de Estatística-INE, em parceria com o Ministério da Saúde-MINSA, realiza, de 14 de Abril a 10 de Maio de 2023, em Luanda, a formação piloto dos agentes de campo e técnicos de saúde a integrarem no Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS – 2023).


Por Isidro Kangandjo

….

De acordo com uma nota do INE,  enviada ao Factos Diários, a  formação de preparação para o Inquérito, sediada na capital do País, por 27 dias, conta com 3 províncias nomeadamente Luanda, Cuanza sul e Cuanza Norte.

Segundo a nota, o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde será realizado em todo o território nacional, cuja a unidade de recolha da informação são os Agregados Familiares da qual prevê entrevistar 16.380 agregados familiares, ao longo de 5 meses.

DOENÇAS A INQUERIR  E PARCEIROS

Alinhado com parceiros internacionais o IIMS poderá recolher informações sociodemográficas sobre Saúde, desde Malária, VIH Sida, Nutrição e tantos outros com destaque para medição da Pressão Arterial as famílias e Hepatite B.

O INE conta com parcerias internacionais tais como: Banco Mundial (BM); Agencia dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID); Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Empresa Internacional de Consultoria ICF.

Lembrar que o ultimo Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde recolheu as informações em 2015/2016.

1 thought on “INE e MINSA capacitam agentes que participarão nos Indicadores Múltiplos e de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »