MERCENARISMO NA CGSILA: Francisco Gaspar desvia dinheiro para o seu `capricho`
Pesa sobre o Presidente do Sindicato Independente dos Serviços Hoteleiros, Turísticos, Comerciais e Afins, Francisco Gaspar, a acusação de estar a usar a instituição que dirige para subtrair dividendos ao seu favor. O também Secretário da CGSILA faz o abuso do poder e prolifera o nepotismo na instituição. Denunciam os membros daquelas organizações.
Por Joaquim Paulo
Dentre outras questões, segundo os queixosos, já faz mais de 5 anos que Francisco Gaspar não apresenta relatórios de contas aos membros do executivo dos sindicatos. Segundo uma fonte, citada pelo Portal TV ZINGA, O mesmo subtraiu cerca de 500 mil kwanzas na conta do sindicado para a despesa pessoal sem o consentimento de nenhum membro.
Pelo o que chegou na redacção do Factos Diários, o sindicalista detém o monopólio dos cargos `sensíveis` que compõem a instituição. Pelo que, trabalha com funcionários fictícios pala facilitar as manobras, como é o caso do Secretário das finanças, que não existe, quem o faz as movimentações financeiras é o Secretário adjunto, seu afilhado, conforme adiantam as fontes.
Esta redacção tem também em posse uma carta, lavrada pelo o secretário para informação e ralações institucionais, Nelson Andrade, dirigida ao Secretariado Executivo da CGSILA e ao Secretariado Executivo do SISTHCA. No referido documento, o signatário denuncia e pede a resolução de possíveis litígios, bem como a reposição da legalidade fazendo jus ao documento reitor daquela organização.
Lê-se na carta que o Presidente faz o que bem entende, tendo até proibido vários membros de frequentar as instalações da organização por conveniência. Soam também, com maior realce, o gasto de altas somas em dinheiro pelo Presidente, sem as devidas justificações.