Burla nas redes sociais deixa Engenheiro agrónomo em lágrimas ao perder dois milhões de kwanzas
O cidadão de nacionalidade portuguesa identificado por António da Rocha Jaleca, de 49 anos de idade foi vítima de uma burla qualificada equivalente a dois milhões de Kwanzas (2.000.000,00), praticado por autor até agora desconhecido por via da rede social Facebook.
Por Kamaluvidi Baltazar
Este acontecimento ocorreu no passado dia 27 de março, quando uma cidadã de nome de Ana Rocha, fazia-se passar de sobrinha do infeliz que reside em Portugal, manifestando o interesse de trocar valores monetários Euro para Kwanza, tendo o injuriado disponibilizado-se em cambiar dois milhões de kwanzas por quatro mil euros.
Após o português engenheiro agrónomo de profissão efectuar a transferência para uma conta bancária em nome de Francisco Malonda, deu por conta que o nome do destinatário é desconhecido, de seguida apercebeu-se que estava diante uma burla qualificada.
Depois da denúncia, o SIC instaurou um processo crime e em volta deste caso, desencadeia investigações com vista a responsabilizar o autor bem como a recuperação dos valores em causa.
Face a este crime informático, o SIC alerta à sociedade a prestar maior atenção e cuidados na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, sobretudo das redes sociais, apelando a não partilhar dados pessoais e assuntos importantes com indivíduos desconhecidos, de modos a evitar serem vítimas.