BENGO: Falta de transportes escolares obriga menores a percorrem mais de 15 kilómetros
Os alunos da Escola N°387-Cacussos do Dande, localizada no Panguila, província do Bengo, são obrigados a percorrem mais de 15 kilómetros para chegarem à escola por falta de transportes. Esta realidade foi constatada pela nossa reportagem esta terça-feira (14), quando vários alunos nas idades compreendidas entre os nove e 10 anos regressavam da escola para casa. Alguns menores confessaram à nossa reportagem que esta tem sido a rotina, quando os mesmos vão para a escola.
Por Kamaluvidi Baltazar
…
Esta realidade foi constatada pela nossa reportagem esta terça-feira (14), quando vários alunos nas idades compreendidas entre os nove e 10 anos regressavam da escola para casa. Alguns menores confessaram à nossa reportagem que esta tem sido a rotina, quando os mesmos vão para a escola.
Muitos alunos contam que esta condição é para a maioria, diferente daqueles que têm possibilidade de andarem de táxi. Para muitos menores, na maioria das vezes, a solução tem sido pedir uma boleia à pessoas desconhecidas com desconfiança de serem raptadas ao longo da viagem, fruto da falta de meios financeiros e de transportes para evitar que isto aconteça.
Esta problemática que muitos consideram, também foi constatada na Escola N°351 Mubanga, localizada na centralidade do Kapari, em que vários alunos saem do Desvio da Barra ao Capari caminhando enormes distâncias.
Falando ao Factos Diários, alguns encarregados de Educação pediram ao governo provincial que olhassem com máxima urgência esta situação, sob pena destes alunos correrem riscos, uma vez que muitos optam em andarem a beira da estrada.