Deputados da UNITA aproveitam trabalho infantil para engraxar sapatos
Numa altura em que o executivo está preocupado com a redução do trabalho infantil a todos os níveis, os deputados da maior força política na oposição, exibiram esta quarta-feira, 15, uma imagem onde pessoas que engraxavam sapatos eram menores de idades.
Por Isidro Kangandjo
…
Depois da publicação, a reação não tardou nas redes sociais onde criticaram atitude dos deputados que, segundo conta, seriam os primeiros a discutir este assunto no parlamento e desincentivar esta prática.
Em quase todas as províncias com sinais de desenvolvimento, é visível o número de crianças e adolescentes rodeando nas ruas da cidade com o equipamento de higienização dos sapatos.
As províncias de Luanda, Bengo, Huíla, Benguela, Huambo, Cabinda e Lundas Norte e Sul são as que têm maior registo de casos de crianças envolvidas no trabalho infantil, desde o campo, venda ambulante, lavar carros e engraxar sapatos.
Os dados do INAC revela que, entre 2020-2021, Trabalho Infantil afectou mais de 18 mil crianças. Com o objectivo de acabar com este fenómeno, no dia 12 de agosto de 2021, o governo viu-se “forçado” a elaborar o Plano de Acção Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil em Angola (PANETI 2021-2025), apreciado na 7ª reunião do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço.