Embaixador da Paz João Kanda Bernardo trabalha na Suíça para uma ofensiva diplomática
Embaixador da paz João Kanga Bernardo, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, está na Suíça, Genebra, para uma missão diplomática e contacto directo Presidente do Fórum Diplomático Mundial da GESDA.
Por Isidro Kangandjo
…
Depois de muito trabalho, o Pacificador foi convidado esta quarta-feira, 15, pelo seu amigo, antigo Subsecretário-Geral das Nações Unidas e Director Geral da ONU Genebra, para um almoço.
Os Diplomatas usufruíram daquele momento para abordarem sobre vários desafios em torno do mundo, os conflitos, violações dos direitos humanos assim como soluções urgentes. O anfitrião também é o actual Presidente do Fórum Diplomático Mundial da GESDA.
Além disso, ontem, o Embaixador Kanda esteve no “Palais Wilson”, no Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, onde é filho de casa. Importa recordar que, João Kanda Bernardo é o primeiro angolano a ganhar o concurso e que foi admitido como Fellow no Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, isto é, em 2021. Também é de salientar que, em 2020, Embaixador Kanda foi homenageado com o Prémio MIPAD, um dos 100 africanos mais influentes do mundo com menos de 40 anos, durante a Assembleia Geral da ONU, em New York.
Palais Wilson é o local onde se assinaram os primeiros acordos da Liga das Nações (actual Nações Unidas), isto é, a 15 de Novembro de 1920, com objetivos de impedir as guerras e assegurar a paz, a partir de ações diplomáticas, de diálogos e negociações para a solução dos litígios internacionais.
Ao Palácio é atribuído o nome de “Palais Wilson”, em homenagem ao Presidente norte-americano Woodrow Wilson, que foi uma pessoa fundamental na criação da Liga das Nações. Palais Wilson, em Genebra, foi a primeira sede da Liga das Nações, actual ONU, cuja sede está em New York.