Em um ano MACON arrecada mais de 35 milhões de dólares
O presidente do Conselho de Administração da Macon, Luís Máquina, revelou, este sábado, em Luanda, que a sua instituição arrecadou, no ano passado, 35 milhões de dólares, com o transporte de um milhão 374 mil 525 passageiros, em todo o país.
…
Deu a conhecer que, do montante acumulado em 2022, a Macon vai pagar dois milhões de dólares de Imposto de Rendimento de Trabalho (IRT), Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
Segundo Luís Máquina, a empresa de transportes, de capitais privados, opera em todas as províncias, com excepção das do Leste do país, nomeadamente Moxico, Lunda-Norte e Lunda-Sul, devido às más condições das infra-estruturas rodoviárias.
Luís Máquina garantiu que a Macon, com cerca de 500 veículos, voltará às rodovias do Leste, tão logo sejam reparadas as vias.
A Macon opera, também, no mercado do Congo Democrático e da Namíbia, dois países vizinhos.
O PCA da Macon assegurou que cerca de 100 autocarros estão destinados a Luanda, para o transporte urbano e fretamento.
“Além de transportar passageiros na via interprovincial, a Macon presta serviços de fretamento às empresas, faz aluguer em várias instituições, casamentos, baptizados, transporte de carga e encomendas”, anunciou.
A empresa, segundo Luís Máquina, controla cerca de dois mil e 250 trabalhadores directos e 500 indirectos. A Macon, fundada em 2001, possui a nível nacional 17 bases.