CNJ faz abertura do ano político associativo Juvenil 2023 em Cabinda
Com mobilização, organização e patriotismo, CNJ fez na manhã de hoje sábado 28 de Janeiro, abertura do ano político associativo juvenil 2023 na Província de Cabinda, acto presidido pela Governadora Provincial Mara Baptista Quiosa.
Por Redação do Factos Diários
No pavilhão Barão Puna, com aproximadamente 3 mil jovens, ao intervir no acto, a Governadora da Província Mara Quiosa, bastante aplaudida, disse que o Governo da Província de Cabinda continuará a apoiar a Juventude e os jovens serão sempre prioridades do Governo apostando mais na capacitação, formação, ensino, empreendedorismo, emprego e na quota habitacional.
Por sua vez, o líder da juventude angolana Isaías Kalunga, no seu discurso agradeceu a governante e disse que os jovens de Cabinda e do Zaire têm o sonho de ver as duas províncias ligadas via terrestre e que está questão irá apresentar ao Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, pois é o desejo dos jovens das referidas provincias.
IK lançou o desafio para que os promotores de Universidades e Institutos Superiores, no mínimo invistam em Cabinda criando polos para lecionarem, Geoquimica e Geologia.
Também, agradeceu a governadora por ter garantido a disponibilidade de 1000 hectares de terras para que no âmbito do (Programa Juvenil de Apoio a Produção Nacional (PROJAPRON) para que os jovens possam combater a fome, a pobreza e a fazer Cabinda uma província cada vez mais rica com a força da juventude, produzindo cacau, citrinos, mandioca, e outros produtos do campo. Kalunga garantiu que os jovens que forem contemplados com terras e produzirem de facto, em menos de 3 anos irão receber mais créditos bonificados e, inclusive créditos de transportes para escoamento de produtos do campo para as zonas urbanas.
IK garantiu também que melhores dias virão para a juventude Cabindense e angolana de modo geral, com a criação dos Conselhos de Juventude dos Bairros a partir de Fevereiro, estrutura que irá se encarregar de assumir o apoio directo aos jovens e a comunidade.
Participaram do acto, membros do Governo da Provincia, da Direção do CNJ, líderes dos 18 Conselhos Provinciais de Juventude e, líderes de organizações juvenis, membros do Conselho Provincial de Juventude de Cabinda.