ACJ ordena afastar dois candidatos à liderança da JURA para favorecer Nelito Ekuikui
Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior é apontado de orientar a comissão preparativa do Congresso da JURA, braço juvenil do partido dos Maninhos para afastar dois candidatos que, no entender deste, poderão condicionar a vitória do seu candidato predileto, Nelito Ekuikui
Por redação do Factos Diários
…
Tratam-se de António Marques e Roberto Gamba Figueira ambos quadros da JURA e, o primeiro, é mentor da Brigada de Mobilização Especial-BME. Esta brigada, trabalhou na endeusação da imagem de ACJ e na sua campanha.
Para muitos a justificação do fator idade e insuficiência de dados não colhe. No caso de António Marques, de 40 anos de idade, quanto aos Princípios e Critérios narrado no artigo 47º dos estatutos no seu ponto 3, esclarece que, “os órgãos da JURA, podem cooptar membros do partido com idade até 40 anos sem prejuízo dos limites estatutários, desde que representem para a organização uma mais-valia do ponto de vista político, ideológico, cultural e científico, na prossecução do projecto maior do partido”.
Os militantes questionam ambição desmedida do membro da Comissão Política, Deputado à Assembleia Nacional e Secretário Provincial da UNITA em Luanda pensar em correr na JURA onde Nelito Ekuikui não é membro efectivo do Comité Nacional conforme os estatutos da JURA no seu art. 13º.