Relatório anual de 2022 do Hospital Geral do Huambo quanto aos recursos humanos e financeiro
O relatório apresentado pela direção do Hospital Geral do Huambo no dia 06 deste mês, relatório este que visa apresentar actividades desenvolvidas no ano de 2022, revela que apesar de dificuldades de várias ordens foi possível executar com êxito para um atendimento de excelência. O relatório foi apresentado por diretor do Hospital, o Prof. Dr. Hamilton dos Prazeres Tavares Médico Especialista em Gestão, Administração Hospitalar e Serviços de Saúde.
Por redação do Factos Diários
…
Actualmente, a unidade controla mais de 2059 funcionários entre técnicos administrativos, médicos nacionais e estrangeiros, profissionais de enfermagem de diferentes níveis, técnicos médio de diagnóstico e Terapeutas de diferentes níveis, assim como efectivos extra Hospitalares. Nesta lista, consta, também, quadros das empresas que prestam Serviços terciarizados na Saúde, Proteção física, Serviços de Limpeza, Apoio Hospitalar
Comparando com o número de quadros entre 2020 e 2021, o hospital teve uma redução de técnicos de 245. De acordo com o responsável daquela unidade sanitário na região central do país, esta redução é resultante das reformas, mortes e transferências de quadros.
ORÇAMENTO
Segundo os dados do relatório do Hospital Geral do Huambo, em 2022 a unidade sanitária teve um orçamento mais baixo porém a qualidade de trabalho e o atendimento de excelência teve níveis significantes. O HGH teve um investimento em Kwanza de 90.712.631,09, os bens e serviços engoliram no cofre do Hospital 3.105.973.982,62 e a despesa do hospital foi de 77.888.147,00. Durante o ano de 2022, o Hospital Geral do Huambo teve uma despesa financeira em Kwanza, Três mil milhões e perto de 64 milhões de kwanzas.
Durante o ano de 2022 o Hospital somou uma dívida de mais de 769 milhões de kwanzas.
O Hospital que tem a capacidade física de 624 camas em uma capacidade instalada de 898 camas, tem como âmbição ser uma referência Internacional em Assistência Sanitária e Formações Pré-Graduada, Graduada e Pós-Graduada, colocar a pessoa no centro da acção assistencial (promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico precoce/tratamento oportuno das doenças e reabilitação de sequelas deixadas por doenças), acção administrativa, acção investigativa e docente.