Serviço de Proteção Civil Bombeiros regista 10 casos quando hospital do Bengo regista mais de cem casos
Os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros na província do Bengo, registaram cerca de 10 ocorrências de natureza diversa, durante a passagem de ano. Esta informação foi avança pelo o Porta-voz destes serviços a nível local.
Por Kamaluvidi Baltazar
…
Costa Ngunza, quando efectuava o balanço das últimas ocorrências, disse que nas 10 ocorrências, registaram-se dois casos de afogamento, dentre eles: um no Rio Dande e outro em uma vala de irrigação localizada no bairro da Açucareira, em Caxito.
Os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros ao longo da transição do ano, realizaram ainda sete serviços de socorro dos quais: resgate de dois cadáveres, acidentes rodoviários, quatro transferências hospitalares e uma invasão de abelhas no interior de uma residência.
BALANÇO NO SECTOR DA SAÚDE
Com relação ao sector da saúde, o Hospital Geral do Bengo registou o atendimento de 108 casos no banco de urgência em que 49 destes pacientes foram internados para especiais cuidados médicos.
Castro Vieira, o profissional daquela unidade hospitalar que supervisionava os serviços, adiantou que seis pacientes em estado grave, foram transferidos para o Hospital Provincial de Luanda, e registou-se, também, cinco partos, um destes que precisou de uma operação cirúrgica.
Durante as comemorações do Novo Ano, esta unidade hospitalar realizou 90 exames médicos. O supervisor em exercício, revelou ainda que os casos registados com frequência estão ligados à: má-nutrição, malária e doenças respiratórias.