Tulumba apontado como principal candidato das ações da Isabel dos Santos na UNITEL

0

Depois do Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço ter decretado no dia 26 de outubro do ano em curso apropriação, por via da nacionalização das participações, detidas pela VIDATEL LIMITED e GENI SA no capital social da UNITEL SA, correspondente a 25 por cento cada uma, o empresário Silvestre Tulumba Tyihongo Kapose está de olho no investimento.


Por Isidro Kangandjo

.

Com os olhos atentos para uma monopolização do mercado, a fonte bem posicionada do governo Angolano, avançou ao Factos Diários no dia 15 deste mês que o empresário Tulumba está entre os favoritos para concorrer nos 25% das empresas VIDATEL LIMITED e GENI SA.

A queda da empresa começou em dezembro de 2020, através do comunicado da PT Venture, entretanto, realça que o Tribunal Provincial de Luanda, no processo nº 3301/2019 – C, datado de 30 de Dezembro de 2019, determinou o arresto preventivo da participação de 25 por cento da Vidatel na Unitel, decisão cuja validade é reconhecida pelo Tribunal das Ilhas Virgens Britânicas. A decisão da justiça britânica dá mais uma vez razão aos vários processos que o Estado de Angola tem movido contra a empresária por prejuízos ao país.

Com a apropriação do Estado das acções da VIDATEL e GENI na UNITEL por via da nacionalização, das participações, está para breve o concurso público onde o empresário angolano Tulumba está atento para investir.

À VIDATEL SA, foi tomada, depois de esgotadas todas as possibilidades de acordo com o accionista visado e havendo concordância de outro accionista. Assim, a apropriação foi considerada o meio mais adequado,  necessário e proporcional para a salvaguarda da situação jurídica da empresa e garantia do interesse do Estado.

Relativamente à GENI SA, justifica a medida pelo facto de, entre os detentores da sociedade, o beneficiário efectivo se encontrar sujeito a fortes medidas restritivas no país e no estrangeiro, que levaram ao estabelecimento de sanções por parte do US Office Foreign Assets Control (Escritório dos Estados Unidos da América de Controlo de Activos Estrangeiros).

O Factos Diários entrou em contacto com o senhor Manuel, um dos membros da Assessoria do empresário e este considerou falso as informações alegando que Tulumba não está interessado em investir em lugares de polémicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »