22 imigrantes ilegais da RDC detidos na travessia do Luvo

0

Um grupo, de 22 indivíduos, da República Democrática do Congo (RDC), foi detido em flagrante, no domingo, na fronteira do Luvo, município de Mbanza Kongo, pela Polícia de Guarda Fronteira (PGF), por entrada ilegal no território nacional, avançou, segunda-feira, o porta-voz da delegação provincial do Interior na região.


Sérgio Afonso disse que a detenção dos referidos estrangeiros, resulta de um trabalho operativo e de investigação realizado na região. “Os estrangeiros em referência foram detidos nas margens do rio Luvo, na orla fronteiriça entre a RDC e Angola. A entrada no país foi feita, supostamente, com auxílio de um outro indivíduo, de nacionalidade congolesa, igualmente detido”, acrescentou.

Natural de Kinshasa, residente na região do Petece (RDC), o indivíduo congolês, de 32 anos, realçou, era o guia que ajudou os 22 estrangeiros ilegais detidos a entrarem no país. “Cada um dos detidos pagou 300 dólares, como pagamento, para entrar no país, através dos caminhos “fiote” da RDC até a cidade de Mbanza Kongo, onde havia um grupo preparado para, depois, os ajudar a chegar até à capital do país, Luanda”.

A Polícia de Guarda Fronteira, avançou, está a fazer diligências para deter o congolês, por promoção e auxílio à imigração ilegal.

O porta-voz do Ministério do Interior no Zaire recordou que, o cidadão congolês em causa, já esteve detido no estabelecimento prisional do Nkiende, em Mbanza Kongo, onde cumpria uma pena de dois anos, sob acusação de tráfico de imigração ilegal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »