200 milhões de kwanzas alocado ao Bengo para dar vida ao Programa de Reconversão da Economia Informal
A província do Bengo foi beneficiada com 200 milhões de kwanzas provenientes do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) levado a cabo pelo o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano-FACRA, em todo o território nacional, para o ano de 2023, ao abrigo do Decreto Presidencial 98/ 20 de 09 de Abril de 2020, que visa conceder crédito aos comerciantes legalmente reconhecidos.
Por Kamaluvidi Baltazar
…
Esta informação foi avançada pelo Director do Gabinete Para o Desenvolvimento Económico Integrado no Bengo, Pedro Katendi, aquando do lançamento do PREI, que decorreu no mercado do Panguila, município do Dande, tendo afirmado que, das verbas alocadas, 75% foi destinado ao financiamento do agro-negócio, com destaque aos programas PLANAGRÃO, PLANAPESCAS, PLANAPECUÁRIA e os outros 25% serão transferidos para o comércio.
O representante do FACRA, Simão Cardoso, adiantou que a província em referência já efectuou a conversão de aproximadamente 800 agentes económicos. Destes, segundo o mesmo, no pretérito mês de Julho, 2.500 comerciantes solicitaram o crédito, dos quais 64 já receberam o financiamento por terem reunido os documentos de elegibilidade.
No acto do lançamento estiveram presentes algumas individualidades, como a supervisora da operadora do microcrédito NESPRECRED, Víginia Francisco. Na primeira fase do PREI, esta província beneficiou de uma linha de crédito correspondente a 100 milhões de kwanzas.