Roubo de terrenos deixa mulheres em condições desumanas no Talatona

Um grupo de mulheres, na sua maioria idosas, passam dias e noites nas suas antigas lavras usurpados supostamente pelos senhores Rui Fernandes Comandante da Região Militar de Luanda e Subcomissário Joaquim do Rosário Comandante Municipal de Talatona.


Por Redação do Factos Diários

 

 

O Factos Diários esteve recentemente no perímetro controlado pela empresa Konda Marta, responsável pelo loteamento no Distrito da Cidade Universitária, Município de Talatona. Antigas camponesas da Sapú, que lavram a terra desde 1980, terão abandonado a circunscrição com a garantia se serem indemnizados pela Konda Marta que, por sinal, a mesma esperava a garantia do Ministério do território.

Ocorrido vários anos, a empresa não foi indemnizada uma situação que reuniu as camponesas para questionar os donos das obras que estão sendo erguidos nas suas lavras. Há uma semana e meia, as camponesas juntos com os filhos, passam dias e noites, com chuva e sol para exigir os seus direitos e a devolução dos terrenos que estão sob controlo dos agentes de segurança angolana.

As camponesas, clamam pela ajuda dos órgãos de tutela para se repor a legalidade e responsabilizar criminalmente os efectivos das forças da ordem pública e da defesa nacional cujo os autores são Comandante da Polícia Nacional no Município de Talatona e Comandante da Região Militar de Luanda.

“Precisamos de um esclarecimento como os Comandantes Joaquim do Rosário e Rui Fernandes chegaram aqui nas nossas lavras e construírem. Precisamos que eles falem connosco e não enviem os seus militares para nos intimidar com os disparos e gás arquimogenio”, disse uma anciã presente no local.

As camponesas prometem continuar no terreno até o governo da província de Luanda vir repor legalidade e atribuir responsabilidade criminal aos supostos invasores.

PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »