Representante legal dos Kimbanguista em Angola fala sobre os 100 anos da fundação

A Igreja de Jesus Cristo sobre a terra pelo seu enviado especial “Simon Kimbangu” (IJCSK) ou simplesmente “Igreja Kimbanguista”, foi fundada em Nkamba-Nova Jerusalém, na República Democrática do Congo, aos 06 de Abril de 1921 por enviado especial Papá Simon Kimbangu.


Por Redação do Factos Diários

Em alusão os 100 anos da fundação, 1921-2021, o representante legal da Igreja Kimbanguista em Angola Reverendo Dominguel Samuel Sucami, disse hoje, 28, ao Factos Diários que a efeméride será marcada com várias actividades em Angola e inauguração do museu do líder fundador em Nkamba-Nova Jerusalém.

“Nós em Angola decidimos fazer o lançamento do centenário da nossa Igreja no dia 12 de Fevereiro deste ano, aqui na paróquia do Zango. Aproveitamos fazer o lançamento nesse dia por ser um dia que nasceu o primeiro filho de Papá Simon Kimbangu, papá Kissolokele. Nesse dia, vamos realizar o culto especial e, depois do culto, fizemos o lançamento dos cem anos da nossa Igreja” disse presidente executivo do colégio nacional da Igreja Kimbanguista em Angola e representante legal 2º suplente reverendo Dominguel Sucami.

Museu Simon Kimbangu

O reverendo, conta que na sede Internacional em Nkamba-Niva Jerusalém, a festa será marcada com a inauguração do museu denominado “Simon Kimbangu” que vai contar tudo sobre a vida do fundador e da Igreja Kimbanguista. “Com este museu, os historiadores, estudantes quer os teólogos, terão uma facilidade em saber mais e melhor sobre a vida e obra da primeira igreja em África”, disse o dirigente espiritual.

A igreja passou em momentos difíceis quando o líder foi preso no dia 12 de Setembro de 1921, julgado por pena de morte e, mais tarde, a pena foi atenuada para a prisão perpétua pelo rei da Bélgica Albert I. Simon Kimbangu é considerado o prisioneiro mais antigo do mundo preso durante 30 anos (1921-1951). Depois da soltura do líder fundador, a Igreja lançou projectos sociais tais como construção de hospitais, escolas, universidades, campos de cultivo e sensibilização.

Segundo o líder dos irmãos Kimbanguista em Angola, disse que tendo em conta a situação imposta pela Covid-19, a festa não poderá decorrer conforme era prevista, mas tudo está sendo feito para que aqueles que ficar poderão efectuar homenagem.

De lembrar que a Igreja tem representação em todos os continentes e, em Angola, está em todas as províncias. Actualmente o chefe espiritual a nível internacional chama-se Simão Kimbangu Kiangani que segundo os estatutos, tem um mandato vitalício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »