Presidente da ANAKIMBELE apela à união de todos para desenvolver o município

O novo presidente da Associação dos Amigos e Naturais de Kimbele (ANAKIMBELE), Paulo Jacinto, eleito, recentemente, em Luanda,  quer revitalizar o desenvolvimento do município de Kimbele.


Por Amélia Rosa

Com efeito, conta com  um grupo dinâmico de trabalho, cuja primeira tarefa será a feitura de um diagnóstico do município, para se inteirar das principais necessidades que afligem as populações desta região, e com as autoridades locais encontrarem possíveis soluções.
Numa entrevista concedida  à imprensa, dentre os vários projectos, o responsável elegeu como prioridades,  visitas às comunas do município de Kimbele, para constatar “ in loco” o estado das vias de acesso.
Outra tarefa nesta difícil, mas nobre missão de Paulo Jacinto, é a de revitalizar ou dar continuidade dos vários projectos deixados pela direcção cessante.
Mas, dos vários projectos em carteira, o que mais preocupa o novo presidente da ANAKIMBELE é a degradante situação sócio-económica por que passa a maior parte das comunidades, marcadas pela falta de emprego.
Para contornar a situação ou mitigá-la, o elenco encabeçado pelo economista  Paulo Jacinto tem como antídoto, a realização de  curtas acções formativas para os jovens em várias áreas do saber, para a rápida inserção no mercado de trabalho.
Paulo Jacinto considera a juventude como prioritária no que à formação profissional diz respeito, numa altura em que a maior parte dos jovens têm abandonado as zonas rurais indo para às urbanas em busca de melhores oportunidades de vida.
Para o presidente da ANAKIMBELE, é preciso encontrar incentivos para travar a saída massiva de jovens das suas áreas de residência, como é o caso da criação de micro-empresas para promover o auto-emprego no município, defende.
Paulo Jacinto entende que a concretização dos objectivos da ANAKIMBELE passam pela colaboração de todos os naturais e amigos daquele município na mobilização de recursos financeiros e outros para a materialização dos projectos em carteira.
Apesar da real situação económica e financeira que o país atravessa, agravada com a pandemia da Covid-19, se houver sinergias e colaboração de todos, os primeiros passos para devolver a imagem anterior de Kimbele podem começar agora.
Entretanto, para se levar avante este projecto, para além da ANAKIMBELE, Paulo Jacinto vai trabalhar em estreita colaboração com as autoridades locais de Kimbele, que considera como parceiros importantes para o desenvolvimento desta circunscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »