PGR de Angola poupa José Pedro de Morais um dos maiores ”ladrões” do século

José Pedro de Morais Júnior Ex. Ministro das finanças e Governador do Banco Nacional de Angola, foi considerado um dos homens que mais terá faturado com o dinheiro público graças às funções que exerceu nos dois sectores financeiros.


Por Isidro Kangandjo

 

Pedro de Morais Júnior é apontado de ter se prejudicado com a alegada instalação de um esquema em que dois dos seus filhos (Ivan e Ndalu) teriam facturado com a especulação dos dólares através das suas casas de cambio e dos bancos onde os mesmos  tem participações (Dentre os quais o Keve).

 

Ainda de acordo com os referidos rumores reportados pelo site Club-K, através do poder que Pedro de Morais possuiu no Banco de todos os angolanos, foi possível inserir a empresa Maxipay, conotada a esposa do mesmo que se dedicava a fazer pagamentos ao exterior.

A Maxipay segundo consultas tem ainda como sócio Rui Mingues, antigo vice-governador do BNA e uma sócia portuguesa identificada por “Alice”. O tráfico de influência, abuso de poder assim como favoritismo, foram um das estratégias para tirar o dinheiro nas contas do Estado e, como resultado, Pedro de Morais é considerado como sendo um dos angolanos com mais dinheiro. Enquanto ministro das finanças, Pedro de Morais é dado em meios do regime como tendo acumulado uma fortuna de cerca de 2,5 bilhões de dólares americanos através de esquemas que terão beliscado os cofres do Estado.

José Pedro de Morais é também apontado de fazer dinheiro com falsa dívida pública, dinheiro de linhas de crédito e recebendo luvas de empresas nacionais e internacionais.

Com vários investimentos fora e dentro do país, José Pedro de Morais ocupa actualmente o cargo de Presidente do Conselho de Administração do banco Keve, onde, por sinal, é sócio.

Nos últimos tempos tem surgido várias denúncias de luvas que o ex. ministro recebeu de empresas estrangeiras, pelo que algumas figuras da sociedade não percebem o silêncio impávido e sereno da procuradoria da República.

O 24 horas tratou recentemente que embora tenham surgido rumores de que José Pedro de Morais, terá devolvido ao Estado 60 milhões de Dólares, em momento algum a PGR, validou esta informação.

Actualmente, Pedro José de Morais, é apontado de ser detentor do BNI, sócio maioritário do Banco Keve, empresas de Seguros (Global Seguros), FINIGET, redes escolares, Hotéis e fazendas, com maior realce Emirais.

José de Morais roubou tanto e chegou no ponto de oferecer 10 milhões dólares dos 50 exigido pelo estado

No período em que foi lançado o Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SNRA), Procuradora Eduarda Rodrigues, convidou Pedro José de Morais a devolver 50 milhões de dólares, porém, por vontade própria, o magnata deu um valor extra de 10 milhões de dólares que totaliza 60 milhões de dólares.

A estratégia do magnata de dar um valor acima do solicitado, visou simplesmente para mostrar às autoridades angolanas que os valores solicitados é bastante pouco comparando com aquilo que tem em posse.

Ensino de qualidade e a preço baixo está no ISKA Pólo Kilamba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »