Quem poderá salvar o MPLA em Malanje?

Depois do portal Factos Diários ter reportado as denúncias anónimas vindo dos membros do comité provincial do MPLA na terra da palanca Negra Gigante que dava conta do Primeiro Secretário de não ter capacidade de reunir o quoro para realização das reuniões, surge uma outra revelação que dá conta do MPLA em Malanje na mira da extinção.


Por Afonso Eduardo

De acordo com os membros do Comité Provincial do MPLA, que falavam recentemente  ao Portal Factos Diários, contam que a preocupação começou a quando a realização da XVI reunião do Comité Provincial do Partido realizado em Lunquembo que dista 158 quilómetros a sul da capital de Malanje que, segundo a fonte, ficou difícil chamar os delegados por falta de capacidade e relações humanas por parte de Norberto dos Santo “Kwata Kanawa”.

Vendo a fraqueza de mobilização por parte dos seus representantes, Kwata Kanawa pediu na reunião para que as estruturas de base fossem mais dinâmicas e actuantes na sociedade de modo que os cidadãos possam compreender o programa do partido.

“As bases do nosso partido em Malanje estão paradas porque temos um dirigente e camarada parado. Não há relações humanas e nem incentivos nos CAPs, apesar da Idade do Camarada Primeiro, também existe uma grande morosidade porque ele está mais interessado nos seus trabalhos privados e, enquanto isso acontece, nós vamos perder muitos militantes. O dirigente deve ser activo, deve transmitir a energia aos seus auxiliares, infelizmente o que nós notamos é mais divergência em detrimento o trabalho ”, disse um dos membros do Comité Provincial de Malanje que por enquanto pede o anonimato.

A nossa equipa de reportagem entrou em contacto com dois secretários provinciais da oposição em Malanje e estes revelaram o seguinte: “A UNITA regista um número elevado de militantes vindos do MPLA, todos os dias recebemos novos militantes que abandonaram o partido maioritário. Não foram coagidos, chegaram de forma voluntária porque entendem que a mudança está na UNITA”, disse Mardanes Calunga, secretário Provincial da UNITA em Malanje.

Segundo o responsável da CASA-CE, o número de militante aumenta fruto da campanha que têm realizado ao nível da província e acrescenta que “muitos militantes do MPLA ingressaram na coligação por ser visto como uma alternância política nos próximos desafios eleitorais”.

Enquanto a oposição se alegra, o partido no poder na província de Malanje vai decaindo. O DIP ainda não se pronunciou sobre o assunto e a Direcção do Portal Factos Diários aguarda com expectativa a reacção.

PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »