Ministro da energia e águas realiza “ondas” de inaugurações nas províncias da Lunda Norte e Sul

Com objectivo de inaugurar e avaliar o nível de funcionamento das infraestruturas do Sector da Energia e Águas, Ministro Energia e Águas, João Baptista Borges, secretário de Estado das Águas, Lucrécio Alexandre, Presidentes dos Conselhos de Administração da PRODEL, RNT e ENDE e outros altos responsáveis do MINEA, deslocam-se dentro de algumas horas desta segunda-feira, às províncias da Lunda Norte e Lunda Sul.


Por Redação do Factos Diários

Segundo a nota que o Factos Diários teve acesso, na Lunda Norte, o governante irá efectuar a inauguração do sistema de Águas do Município do Cuilo, um sistema, que prevê beneficiar, 7.523 habitantes, tendo a sua captação no rio Txifa com capacidade de 60 m3/hora.

Conta ainda com 152 ligações domiciliares, 237 ligações por torneiras de quintal e 13 chafarizes de 4 bicas. Seguidamente, se procederá à inauguração do Sistema de Abastecimento de Águas do Xá-Muteba.

De acordo com o comunicado, este sistema pretende abranger uma população estimada em 8.116 habitantes, sendo que a sua captação será no lugar de Kamitobo, com capacidade de 50 m3/hora.

Contará igualmente com 53 ligações domiciliares, 335 ligações por torneiras de quintal e 9 chafarizes de 4 bicas.

Já no Município do Lubalo, terá lugar a inauguração do Sistema de Abastecimento de Águas com o mesmo nome, com uma previsão de abastecer 9.580 habitantes, tendo a sua captação no rio Luangama com capacidade de 50m3/hora. Conta ainda com 136 ligações domiciliares, 204 ligações por torneiras de quintal e a construção de 12 chafarizes de 4 bicas.

Dando sequência ao programa previsto, haverá ainda tempo para a inauguração do Sistema de Abastecimento de Águas do Lucapa, sendo que, neste caso, a estimativa de população a ser abrangida é de 82.100 habitantes, contando ainda com 795 ligações domiciliares, 5.705 ligações por torneiras de quintal e 61 chafarizes de 4 bicas.

Haverá ainda a visita à Central Térmica do Lucapa, à captação de água, ao centro de distribuição e ligações domiciliares. No Município do Chitato, inaugurar-se-á o Laboratório de Análise de Águas do Dundo e o sistema de Águas do município do Chitato.

Este sistema, em termos técnicos, prevê abranger uma população estimada em cerca de 21.785 habitantes, contando ainda com 166 ligações domiciliares, 889 ligações por torneiras de quintal e a construção de 24 chafarizes de 4 bicas.

Após este momento, a delegação ministerial, visitará as obras que decorrem no Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo e a Central Térmica do Dundo.

 

De recordar que a Reabilitação e Reforço de Potência do Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo surge no âmbito do aumento da capacidade de energia eléctrica, assumida pelo Executivo angolano prevendo reduzir e eliminar o défice de energia à cidade do Dundo e de outras cidades circunvizinhas.

O AH Luachimo compreende uma empreitada que pretende, passar de 8 MW de capacidade de produção de energia eléctrica para 34 MW.

 

Prevê ainda a realização de uma nova subestação de 60 KV, a remodelação da estrada de acesso à barragem, a reabilitação da antiga Central Hidroeléctrica (futuro museu) e estima-se que irá beneficiar cerca de 10.600 famílias, contando com a geração de 250 empregos nacionais directos e 150 expatriados.

Para se finalizar o programa de visitas e inaugurações nesta província, haverá ainda tempo, para visitar a conduta de água bruta da captação do Luachimo para a estação de tratamento e a conduta adutora da captação do Mussungue para o centro de distribuição do Sachindongo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »